A importância da ludicidade na aprendizagem dos alunos do CEIM Maria da Conceição Soares no município de Pompéu, MG

Autores

  • Marcelo Bustamante Chilingue Instituto Benjamin Constant
  • Jéssica Aparecida de Barros Rezende Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023728e-8016

Resumo

Este trabalho aborda a contribuição da ludicidade na aprendizagem das crianças, oportunizando a formação delas desde a parte cognitiva, afetiva, emocional e social, já que as brincadeiras fazem parte do desenvolvimento de todos os indivíduos. A presente pesquisa tem como objetivo central mostrar a importância da ludicidade na prática pedagógica do CEIM Maria da Conceição Soares do município de Pompéu, MG, utilizando atividades lúdicas como recurso pedagógico, favorecendo um aprendizado eficaz e prazeroso. Para a realização dessa pesquisa foi empregada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo fundamentada na reflexão de leitura em livros, revistas, artigos e sites, com pesquisas em autores e documentos que defendem este tema e questionário aplicado aos docentes da referida instituição de ensino. Mediante a pesquisa, foi possível constatar que, com a utilização do lúdico como recurso didático aliado às atividades pedagógicas diárias, é possível transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos, já que por meio das atividades lúdicas a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar o outro, a obedecer a comandos, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.

Palavras chave: Criança. Jogo. Brincadeira. Aprendizagem. Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcelo Bustamante Chilingue, Instituto Benjamin Constant

Professor do Instituto Benjamin Constant - IBC

Mestre em Educação Profissional em Saúde - EPSJV-FIOCRUZ

Jéssica Aparecida de Barros Rezende Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Licenciatura em Pedagogia.

Publicado

2023-03-24

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)