AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DUAL DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE

Lana Cristina de Oliveira, Amanda Aguiar de Souza

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis contribuições do Modelo Dual de Educação para o Ensino superior em Contabilidade. O objetivo geral é identificar as possíveis contribuições do Modelo Dual de Educação para o curso de graduação de Ciências Contábeis. A questão de pesquisa é: Quais as possíveis contribuições do Modelo Dual de Educação para o curso de graduação de Ciências Contábeis? A partir dos dados levantados no referencial teórico percebeu-se que o estudo do ensino em contabilidade tem importância diante de uma realidade que passa por mudanças constantes, onde discorreu-se o ensino superior em contabilidade, alguns aspectos constantes das Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis; o cenário atual do mercado de trabalho com relação ao profissional contábil e identificou-se alguns desafios do ensino superior em contabilidade. Procurou-se discorrer sobre o modelo dual de educação e suas contribuições. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, classificou-se quanto aos objetivos como exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos como levantamento. Para complementar e reforçar a literatura, foram utilizados questionários e entrevistas com depoimentos obtidos de docentes que trabalham no modelo dual de educação em uma faculdade, a qual é pioneira nesta proposta no ensino superior no Brasil, em Resende/RJ, onde para análise das opiniões foi selecionada uma técnica chamada Discurso do Sujeito Coletivo – DSC.  Permitiu-se com os achados neste estudo identificar possíveis contribuições do modelo dual de educação para o curso de contabilidade e seus desafios, podendo contribuir para que o curso supere as pressões que sofre tanto do mercado de trabalho quanto dos discentes. Este estudo contribuiu para iniciar uma discussão a respeito do modelo dual no ensino superior na contabilidade acadêmica, dado que os achados sobre o dual foram em bases internacionais, podendo abrir discussões futuras a respeito deste assunto.

Palavras chave: Ensino, Contabilidade, Modelo Dual.


Texto completo:

PDF

Referências


ANGULO GALVIS, Carlos; VELANDIA GÓMEZ, Cláudia. ¿Qué es el modelo dual de educación superior? In: Modelo Dual de Educación con sabor latino. Colombia, Duale Hochshule Latinoamérica, 2018.

ARAÚJO, AMP de; SANTANA, Ana Larissa Alencar; RIBEIRO, Evandro Marcos Saidel. Fatores que afetam o processo de ensino no curso de Ciências Contábeis: um estudo baseado na percepção dos professores. In: Congresso ANPCONT-Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. 2009.

ARDAVIN, José Antonio. Prólogo. In: Modelo Dual de Educación con sabor latino. Colombia, Duale Hochshule Latinoamérica, 2018.

BECK, Franciele; RAUSCH, Rita Buzzi. Fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na percepção de discentes do curso de ciências contábeis. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 38-58, 2015.

BOCK, Michael; ALSCHER, Daniel. El modelo dual alemán: una base importante para el éxito económico. In: Modelo Dual de Educación con sabor latino. Colombia, Duale Hochshule Latinoamérica, 2018.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 30.05.2019.

COSENZA, José Paulo, Perspectivas para a Profissão Contábil num Mundo Globalizado - Um Estudo a Partir da Experiência Brasileira, Revista Brasileira de Contabilidade RBC, Jul/Ago 2001 - nº 130.

EULER, Dieter. El sistema dual en Alemania - es posible transferir el modelo al extranjero? Alemania: Bertelsmann Stiftung, 2013.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.

FAHL, Alessandra Cristina; MANHANI, Lourdes Pereira de Souza. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais, v. 10, n. 12, p. 25-33, 2015. Disponível em: Acesso em: 25.03.2019.

FALCÓN, Jesús A. Alemán. El sistema dual de formación profesional alemán: escuela y empresa. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 2, p. 495-511, 2015.

FIGUEIREDO, Marília ZA; CHIARI, Brasilia M.; DE GOULART, Bárbara NG. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.

GÓMEZ OSORIO, Marcela et al. Investigación e Innovación em el marco de la formación dual. In: Modelo Dual de Educación con sabor latino. Colombia, Duale Hochshule Latinoamérica, 2018.

GRAF, Lukas et al. Duale Studiengänge im globalen Kontext: Internationalisierung in Deutschland und Transfer nach Brasilien, Frankreich, Katar, Mexiko und in die USA. Berlin: DAAD, 2014.

HERNANDEZ, Leonor Yaneth Goe Rojas. El Modelo Dual Alemán Contextualizado Para América Latina. In: Modelo Dual de Educación con sabor latino. Colombia, Duale Hochshule Latinoamérica, 2018.

HERNANDEZ, Leonor Yaneth Goe Rojas. La formación dual en Colombia. El caso de la Fundación Universitaria de la Cámara de Comercio de Bogotá Uniempresarial: los desafíos actuales en la percepción de egresados y empresarios. Revista Científica “General José María Córdova”, v. 13, n. 15, p. 145-181, 2015.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Reflexões sobre o ensino da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 153, p. 64-79, 2011.

KUPFER, Franziska. Duale Studiengänge-Praxisnahes Erfolgsmodell mit Potenzial?: Abschlussbericht zum Entwicklungsprojekt: Analyse und Systematisierung dualer Studiengänge an Hochschulen; Heft-Nr. 152. Bundesinstitut für Berufsbildung, 2014.

LAFFIN, Marcos. Ensino da contabilidade: componentes e desafios. Contabilidade vista & revista, v. 13, n. 3, p. 09-20, 2009.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. O sujeito coletivo que fala. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, p. 517-524, 2006.

MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Vozes, 2009.

MARION, J. C; MARION, A. L. C. Metodologias de Ensino na Área de Negócios. São Paulo: Atlas, 2006.

MARION, José Carlos; IUDÍCIBUS, Sérgio. As faculdades de Ciências Contábeis e a formação do contador. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE, XVI., ano, local. RBC, Porto Alegre. 1986.

NEVES JÚNIOR, Idalberto José das; ROCHA, Hugo Mendes da. Metodologias de ensino em Contabilidade: uma análise sob a ótica dos estilos de aprendizagem. Anais Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, v. 34, 2010.

OLIVEIRA, Lana Cristina de. Jogos de empresas e as possibilidades na prática docente em ciências contábeis. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2017. Disponível em: Acesso em: 15.06.2019.

PAIR, Claude. A formação profissional, ontem, hoje e amanhã. A educação para o Século XXI: questões e perspectivas. Organizador Jacques Delors. Tradução: Fátima Murad.-Porto Alegre: Artmed, 2005.

PAVLICEVIC, Veselin et al. Step Towards Dual Education in Business Informatics: a Collaborative Approach to Curriculum Innovation. In: Proceedings of the 8th International Conference of Education, Research and Innovation. 2015. p. 2352-2359.

PEREIRA, E. M. A. Pós-modernidade: desafios à universidade. In: Escola e Universidade na pós-modernidade. 2000.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.

SANTOS, S. C. dos. O processo ensino-aprendizagem e a relação do professor aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. Caderno de Pesquisa em Administração, vol. 8, n. 1, p. 69-82, 2001.

VAIRAKTARIS, Emmanouil; MALLWITZ, Karl. Dual study courses in civil engineering education–an appropriate tool to improve sustainable economic growth in Greece. World Transactions on Engineering and Technology Education, v. 12, n. 3, 2014.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202177641-61

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008