“OI MENINAS, TUDO BOM?”: A INFLUÊNCIA DO YOUTUBE NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DAS CRIANÇAS

Amanda Boechat da Silva, Natália Contesini dos Santos, Paloma de Lavor Lopes, Francelina de Queiroz Felipe da Cruz

Resumo


A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e das organizações. Isso pode ser evidenciado no crescente número de crianças com acesso direto ao ambiente virtual por meio de computador, celular e tablet. Nesse sentido, este estudo busca compreender a influência das mídias sociais, em particular o YouTube, voltadas para o público infantil no comportamento de compra da criança. Assim, este estudo configura-se como pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Por meio da aplicação de questionários com pais e responsáveis por crianças entre 03 a 12 anos, foi possível identificar a percepção dos pais sobre ações do marketing digital nos canais do YouTube direcionados ao público infantil e analisar se estas ações influenciam o comportamento de compra das crianças.

Palavras-chave: Consumo Infantil, Marketing Digital, Mídias Sociais.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definições. Disponível em: . Acesso 03 fev. 2020.

ANDRONIKIDIS, A. L.; LAMBRIANIDOU, M. Children’s understanding of television advertising: A grounded theory approach. Psychology and Marketing, v.27, n.4, p.299-322, 2010

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CARO, A. Comportamento do Consumidor e a Compra Online: uma análise multicultural. Tese (Pós- Graduação) - Universidade de São Paulo, 2010.

CONSELHO BRASILEIRO DE AUTO REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA. Disponível em: . Acesso 06 fev. 2020.

CONANDA, Direto das crianças e dos adolescentes. Disponível em: . Acesso 06 fev. 2020.

ESTADO DE SÃO PAULO. Filtro de Vídeos na Internet Mobiliza Pais. Disponível em: . Acesso 30 Jan 2020

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora GEN/Atlas, 2017.

KARAGEORGIADIS, E.; TOLEDO, R. A comunicação mercadológica direcionada à criança na internet e a finalidade social da rede. TicKids Brasil, 2014.

KARSAKLIAN,E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2011

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2019.

LAS CASAS, A. L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2012.

LEÃO, D.; PRESSLER, N. Youtuber Mirim e Consumo Infantil. Anais do 40º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curitiba, 2017.

MCCRINDLE, M. Generation Alpha: Mark Mccrindle Q & A With The New York Times. The McCrindle Blog, 2015. Disponível em: . Acesso 20 fev. 2020.

MEU BOLSO FELIZ; SPC, BRASIL. Consumo Infantil. Disponível em: . Acesso 05 fev. 2020.

NUNES, M.; ARAÚJO, N. A exposição infantil em vídeos de beleza: erotização da infância em favor do consumismo. Revista Temática, n.1, pp. 168-182, 2016.

OLIVEIRA, V. A.; CRUZ, B. P. A. Geração Alfa e as Possibilidades de Futuras Pesquisas em Marketing. Anais do XI Congresso Internacional de Administração e Marketing e XI Simpósio Internacional de Administração da ESPM, 2016.

PROJETO CRIANÇA E CONSUMO. Porque a publicidade faz mal para as crianças. 2009. Disponível em:. Acesso 05 fev. 2020.

SCHIFFMAN, L. G; KANUK, L.e L. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SILVA, A. M., e VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing. São Paulo: Summus, 2012.

SOMOLON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2016 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em Acesso 06 abr. 2020.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2018 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: Acesso em 06 abr. 2020.

TOMAZ, R. Youtube, infância e subjetividades. O caso Julia Silva. Anais do 25º Encontro da Compós, 2016.

YOUTUBE. About Luccas Neto. Disponível em: Acesso em 23 jun. 2020a.

YOUTUBE. About Maria Clara & JP. Disponível em: Acesso 23 jun. 2020b

YOUTUBE. About Felipe Neto. Disponível em: Acesso 23 jun. 2020c

YOUTUBE. About Planeta das Gêmeas. Disponível em: Acesso 23 jun. 2020d

YOUTUBE. About Crescendo com Luluca. Disponível em: Acesso 23 jun. 2020e




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021780124-137

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008