AS RELAÇÕES ENTRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA NA CARREIRA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DA ASTRONOMIA

Alessandra Daniela Buffon, Marcos Cesar Danhoni Neves, Ricadro Francisco Pereira

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre a trajetória formativa docente na carreira e as práticas docentes em sala de aula acerca do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo teve como participantes professores de Ciências. A metodologia utilizada rege os princípios da pesquisa fenomenológica husserliana. Como resultado, percebeu-se traços pertinentes entre a trajetória formativa na carreira e as práticas em sala de aula ao abordar sobre o Ensino da Astronomia. Por fim, constatou-se a importância em identificar a fase em que os professores se encontram, pois, isso pode influenciar diretamente em como será a disponibilidade de tempo para um curso de aperfeiçoamento e de incorporação de novas metodologias de ensino.

Palavras Chave: Ensino da Astronomia; Formação de Professores; Trajetória Formativa de Carreira; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALES BELLO, Ângela. Introdução à fenomenologia. Bauro: Edusc, 2006.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Aspectos da pesquisa qualitativa efetuada em uma abordagem fenomenológica. In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. MEC, 1996.

BUFFON, Alessandra Daniela. Uma investigação acerca do ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 234f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática). Centro de Ciências Exatas, Universidade estadual de Maringá, Maringá, 2020.

DETONI, Adlai Ralph. A organização dos dados da pesquisa em cena: um movimento possível de análise. In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores. Revista FAEEBA, v. 22, p. 127-136, 2013

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In NÓVOA, António (org). Os professores e as histórias da sua vida. 2ed. Porto: Porto Editora, 1995.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012 (Educação para a Ciência).

LEITE, Cristina; BRETONES, Paulo Sérgio; LANGHI, Rodolfo; BISH, Sérgio Mascarello. Astronomia na Educação Básica. In MATSUURA, Oscar Toshiaki (ORG). História da Astronomia no Brasil (2013). v.1. Recife: Cepe, 2014.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: Fundamentos e Recursos Básicos. São Paulo: Morais, 1989.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Estudos dobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202178840-51

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008