AS RELAÇÕES ENTRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA NA CARREIRA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DA ASTRONOMIA

Autores

  • Alessandra Daniela Buffon Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Ricadro Francisco Pereira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva60202178840-51

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre a trajetória formativa docente na carreira e as práticas docentes em sala de aula acerca do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo teve como participantes professores de Ciências. A metodologia utilizada rege os princípios da pesquisa fenomenológica husserliana. Como resultado, percebeu-se traços pertinentes entre a trajetória formativa na carreira e as práticas em sala de aula ao abordar sobre o Ensino da Astronomia. Por fim, constatou-se a importância em identificar a fase em que os professores se encontram, pois, isso pode influenciar diretamente em como será a disponibilidade de tempo para um curso de aperfeiçoamento e de incorporação de novas metodologias de ensino.

Palavras Chave: Ensino da Astronomia; Formação de Professores; Trajetória Formativa de Carreira; Ensino Fundamental.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Buffon, A. D., Neves, M. C. D., & Pereira, R. F. (2021). AS RELAÇÕES ENTRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA NA CARREIRA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DA ASTRONOMIA. Revista Valore, 6, 40–51. https://doi.org/10.22408/reva60202178840-51