Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Política de Acesso Livre
Anúncios
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência
v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021
Publicado:
2021-07-14
SIPEC - Caderno Temático
A PRÉ-HISTÓRIA DA LEI PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NA PERSPECTIVA DE DOIS HISTORIADORES DA QUÍMICA
Adriano Lopes Romero, Marcia Borin da Cunha
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020217851-13
O ENSINO DE BIOLOGIA E SEUS CONTEXTOS COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Airton José Vinholi Junior, Daniel Pereira do Prado Dias, Gláucia Rosely Barbosa Marin
14-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202178614-25
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima, André Luis de Oliveira
26-39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202178726-39
AS RELAÇÕES ENTRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA NA CARREIRA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Alessandra Daniela Buffon, Marcos Cesar Danhoni Neves, Ricadro Francisco Pereira
40-51
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202178840-51
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?
Alex Vardenski, Ana Lucia Pereira, Elisangela dos Santos Meza, Poliana Beatriz do Nascimento Galvão
52-65
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202178952-65
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
Alexandre Luiz Polizel, Moises Alves de Oliveira
66-78
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202179066-78
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO
Aline Alves da Silva, Maria Júlia Corazza, Lourdes Aparecida Della Justina
79-89
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202179179-89
A TEMÁTICA “CALOR” SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Aline Cristina Costa de Lara Raymundo, Michel Corci Batista, Suelen de Gaspi
90-100
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202179290-100
TEMAS CONTROVERSOS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ-PR
Aline de Gregório, Anderson de Souza Moser, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
101-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021793101-113
COMPREENSÕES SOBRE CURRÍCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEPG
Alisson Lima Emiliano, Augusto Rangel Selski, João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
113-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021794113-124
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM ESPECTRO AUTISTA
Ana Caroline Zampirolli, Lilian Akemi Kato
125-140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021795125-140
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, José Vicente de Souza Aguiar
141-157
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021796141-157
O PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PREOCUPAÇÕES E ABORDAGENS
Ana Lúcia Pereira, Sandra Regina Locali, Lucas da Costa Lage, João Carlos Pereira de Moraes
158-169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021797158-169
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS
Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Rui Marques Vieira
170-181
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021798170-181
O CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS FALAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andreia Florencio Eduardo de Deus Deus, Viviane Sirineu da Silva, Vilmar Malacarne
182-195
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021799182-195
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
Andriele Coraiola de Souza, Marinez Meneghello Passos, Natany Dayani de Souza Assai, Sergio de Mello Arruda
196-207
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021800196-207
ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ayana Pinheiro de Souza Nogueira, Simonne Teixeira, Valéria de Souza Marcelino, Edmundo Rodrigues Júnior
208-223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021801208-223
AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID DE BIOLOGIA DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA
Bárbara Cristina Heitor Silva, Laise Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior
224-235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235
A RELAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS E O DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS INTEGRANTES DE UM GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Beatriz Cervigni Feltrin, Cristiane de Azevedo Druciak, Rauana Santandes, Ana Tiyomi Obara
236-250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021803236-250
A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RECORTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC NO PERÍODO DE 2007 A 2017
Beatriz Haas Delamuta, Thaís Andressa Lopes de Oliveira, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
251-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021804251-262
MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
Bruna Adriane Fary, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
263-276
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021805263-276
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
Bruna Marques Duarte, Caroline Oenning de Oliveira, Luciano Carvalhais Gomes, André Luís de Oliveira
277-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021806277-289
ESTRATÉGIA DE LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA COMO MODO DE POTENCIALIZAR A APROPRIAÇÃO/SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL
Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel
290-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021807290-300
ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS JOGOS DIGITAIS DE ASTRONOMIA SEGUNDO AS LENTES TEÓRICAS DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA
Camila Muniz de Oliveira, Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior, Michel Corci Batista
301-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021808301-317
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Camila Oliveira Lourenço, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Junior
318-329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329
METODOLOGIAS DE ENSINO E OS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA
Camila Serillo, Laise Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior
330-341
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021810330-341
BIOMAIS: UM SOFTWARE EDUCATIVO GAMIFICADO PARA O ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer, Frank Willian Cardoso de Oliveira, Daniela Eloise Flôr
342-358
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021811342-358
UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO SOBRE AS PESQUISAS DE PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi Beatrís Pasuck Benassi, Dulce Maria Strieder
359-371
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021812359-371
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROBLEMATIZANDO O TEMA SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DE JOGO DIDÁTICO
Cíntia Cristiane de Andrade, Ana Tiyomi Obara
372-380
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021813372-380
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid, Eloísa Antunes Maciel
381-390
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021814381-390
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA POR PIBIDIANOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
André Luis de Oliveira, Ana Paula Aparecida dos Santos, Claudiane Chefer
391-401
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021816391-401
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Daniel Pereira do Prado Dias, Airton José Vinholi Junior, Karina Franco Frenham Capillé, Gláucia Rosely Barbosa Marin
402-410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021817402-410
RELAÇÕES CONCEITUAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Daniele Back, Fabiane de Andrade Leite
411-424
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021818411-424
OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
Danieli Azanha Gazzoni Takahashi, Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
425-437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021819425-437
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
Danilo Ricardo Rosa de Sá, Milene Rodrigues Martins, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
438-448
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021820438-448
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
Débora Oliveira dos Santos, José Vicente de Souza Aguiar
449-459
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021821449-459
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES
Denise Azevedo, Luciana Borowski Pietricoski, Lourdes Aparecida Della Justina
460-470
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021823460-470
O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
Ederson Carlos Gomes, Michel Corci Batista, Polônia Altoé Fusinato
471-483
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021824471-483
COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
Eduarda Rodrigues Grunevald de Oliveira, Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti
484-496
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021825484-496
A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEUS RESPONSÁVEIS COM A CIÊNCIA NO COTIDIANO
Eduardo Mozart Machado, Lucyana N. Afonso Silva, Mariana A. Bologna Soares de Andrade
497-509
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021826497-509
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)
Elisângela Rovaris Nesi, Michel Corci Batista, Natalia Neves Macedo Deimling
510-522
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021827510-522
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS
Maria Eduarda Bittencourt Camargo Fogaça, Eloize Caroline dos Santos, Dionísio Burak, João Carlos Pereira de Moraes
523-532
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS
Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
533-545
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021829533-545
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
Emerson Pereira Branco, Gisele Adriano, Cleverson Cirino Coelho da Silva, Alessandra Batista de Godoi Branco
546-562
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021830546-562
LETRAMENTO MATEMÁTICO E SUAS VERTENTES
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes
563-573
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021831563-573
O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA INTERCULTURAL: A BORRACHA NA AMAZÔNIA
Ercila Pinto Monteiro, Andréia Cardoso Couto
574-587
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021832574-587
UM OLHAR PARA OS ATOS DIALÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Everson Dullo Manrique, Lilian Akemi Kato
588-600
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021833588-600
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Fabiana Aparecida Santos Uyeda, José Antônio Pinto, Frederico Augusto Toti
601-613
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021834601-613
COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Willian Alves Pereira
614-624
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021835614-624
CURRÍCULOS E CINISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: VIOLÊNCIAS E DIFERENÇAS APORTADAS
Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira
625-637
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021836625-637
HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
Felipe Tsuzuki, Moisés Alves de Oliveira
638-647
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021837638-647
PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE UM MODELO PARA A PROGRESSÃO PARCIAL EM QUÍMICA COM ENSINO HÍBRIDO
Fernanda Bastos do Amaral, Cassiana Barreto Hygino Machado, Mariana Magalhães Monteiro, Valéria de Souza Marcelino
648-662
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021838648-662
OFICINA DE CULINÁRIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROCEDIMENTOS
Fernanda Frasson, Carlos Eduardo Laburú
663-678
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021839663-678
HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA
Fernando Oliveira Garcia, Aguinaldo Robinson de Souza, Wilson Massashiro Yonezawa
679-692
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021840679-692
ABORDAGENS DIDÁTICAS A RESPEITO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E PADRÕES
Franceline Cardoso, Marina Donegá Neves, Irinéa de Lourdes Batista
693-705
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021842693-705
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Francinete Bandeira Carvalho, Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, Carolina Brandão Gonçalves
706-720
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021843706-720
AFINAL, O QUE É SER UM BOM ALUNO? REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE INCENTIVO À MATEMÁTICA
Gabriel da Silva Lima, Ana Lucia Pereira, Elisangela dos Santos Meza, Daniel Silveira Salamucha
721-733
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021844721-733
A GOVERNAMENTALIDADE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gilberlene Sousa Carvalho, Mônica de Oliveira Costa
734-745
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021845734-745
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Gisele Rodrigues Durigan Roberto, Marcia Regina Royer, Shalimar Calegari Zanatta, Hercilia Alves Pereira de Carvalho
746-760
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021846746-760
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ
Gisele Silva Costa Duarte, Henrique Ortêncio Filho, Romulo Mateus Duarte, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
761-768
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021847761-768
ABORDAGEM DE TEMAS CONTEMPOR NEOS: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE COMPREENSÕES DE LICENCIADOS EM FÍSICA
Gislena Maria Duarte Rosa, Karine Raquiel Halmenschlager
769-781
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021939769-781
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL
Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi
782-794
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021940782-794
TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018
Greyze Maria Palaoro Deitos, Simone Domingues Garcia, Dulce Maria Strieder
795-808
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808
ABORDAGENS CTS E O HIV-AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos, Eloisa Antunes Maciel
809-821
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021941809-821
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO
Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz
822-834
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021942822-834
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
Henrique Cesar Estevan Ballestero, Ana Lúcia Pereira
835-847
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847
ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUNDO VIVIDO ATRAVÉS DOS DESENHOS
Huanderson Barroso Lobo, José Vicente de Souza Aguiar
848-860
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021944848-860
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO
Jade Cristina Corrêa Peixoto, José Vicente de Souza Aguiar, Maria Clara Silva Forsberg
861-872
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021945861-872
O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Janaína Ciboto Mulati, Caroline Oenning de Oliveira, Maria Júlia Corazza, André Luís de Oliveira
873-887
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021946873-887
MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
Jean Louis Landim Vilela, José Antônio Pinto, Cristiana Schmidt de Magalhães
888-902
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021947888-902
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OFICINAS COMO UMA FERRAMENTA EFETIVA
Jeferson Rosa Soares, Renan de Almeida Barbosa, Sandra Mara Mezalira, Jose Vicente Lima Robaina
903-915
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021948903-915
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS ATAS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)
Jeniffer Sabrina Machado, Eduarda Maria Schneider
916-926
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021949916-926
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PENSANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE
Jéssica Engel do Nascimento, Marcia Borin da Cunha
927-940
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021950927-940
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Jéssica Pissolato, Álvaro Lorencini Júnior
941-954
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021951941-954
ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC DE MATEMÁTICA, INDÍCIOS PARA ABORDAGEM METODOLÓGICA E AFASTAMENTOS DOS PCN
João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
955-967
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021952955-967
IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE
João Vitor Fagundes, Kátya Regina de Freitas Zara, Marilu Martens Oliveira
968-979
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021953968-979
DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE ELETRICIDADE PARA IDENTIFICAR CIRCUITOS QUE FUNCIONAM (OU NÃO): DO REAL À REPRESENTAÇÃO
Josiane de Almeida Trevisani, Paulo Cesar de Almeida Raboni, Moacir Pereira de Souza Filho
980-990
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021954980-990
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Judite Scherer Wenzel, Vanessa Radies Neunfeld
991-1002
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021955991-1002
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Juliana da Silva Cabreira, Airton José Vinholi Júnior
1003-1015
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219561003-1015
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
Juliana Marciotto Jacob, Naiara Briega Bortoloci, Fabiele Cristiane Dias Broietti
1016-1027
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219571016-1027
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: AMPLIANDO O OLHAR
Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
1028-1041
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219581028-1041
ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto
1042-1056
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219591042-1056
PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliete Gomes Póss Asano, Priscila Caroza Frasson Costa, Rodrigo de Souza Poletto, Lucken Bueno Lucas
1057-1069
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219601057-1069
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Jussany Maria de Barros Moreira, Dulcinéia E. P. Gianotto, Carlos A. O. Magalhães Júnior
1070-1084
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084
EPISTEMOLOGIA DE LAKATOS E AS PROPOSIÇÕES ATUAIS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Kamilla Zabotti, Rosana Franzen Leite, Lourdes Aparecida Della Justina
1085-1097
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219621085-1097
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
Karina Eskildsem, Nathália Hernandes Turke, Mariana Ap. Bologna Soares de Andrade
1098-1107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219631098-1107
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2017: UM ESTUDO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Karine Rudek, Erica do Espirito Santo Hermel
1108-1119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219641108-1119
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Kelly Karine Kreuz, Fabiane de Andrade Leite
1120-1130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219651120-1130
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Ketlin Nunes de Moraes, Reginaldo A. Zara
1131-1142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219661131-1142
ERA UMA VEZ AS METODOLOGIAS NO MEU ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
1143-1156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219671143-1156
VIVÊNCIAS DE UMA PEÇA TEATRAL: ARARA, GRALHA E PINHÃO, ATÉ QUANDO EXISTIRÃO?
Leila Inês Follmann Freire, Renan Sota Guimarães
1157-1170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218731157-1170
CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Leonardo Deosti Deosti, Hercília Alves Pereira de Carvalho Carvalho, Shalimar Calegari Zanatta
1171-1184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218741171-1184
PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS
Leonilda do Nascimento da Silva, Cassia Patricia Muniz de Almeida, Maria Sônia Silva Oliveira Veloso
1185-1199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218751185-1199
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PROGRESSISTA E CONSERVADORA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL PARANAENSE
Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Lorraine Mori, Neide Maria Michellan Kiouranis, Álvaro Lorencini Júnior
1200-1210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218761200-1210
O PROBLEMA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Lília do Espírito Santo Azevedo, Ayana Pinheiro de Sousa Nogueira, Valéria de Souza Marcelino, Carlos Eduardo Batista de Sousa
1211-1224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218771211-1224
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Luiz Augusto Coimbra de Resende Filho, Américo de Araujo Pastor Júnior, Marcus Vinicius Pereira
1225-1237
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218781225-1237
A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS E MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Wilian Travassos, Marcelo Carlos de Proença
1238-1250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218791238-1250
UTILIZANDO SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE MOVIMENTO RELATIVO: UMA COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS THINK ALOUD E REPORT ALOUD
Maira Giovana de Souza, Agostinho Serrano de Andrade Neto
1251-1263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219761251-1263
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ
Marcia Cristina Baranhuk, Ana Lucia Pereira, Marceli Behm Goulart
1264-1277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218801264-1277
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL
Marcos Fabrício Campos Tavares, José Antônio Pinto, Cristiana Schmidt de Magalhães
1278-1293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219771278-1293
OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL
Marcos Fernando Soares Alves, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcos Cesar Danhoni Neves
1294-1307
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218811294-1307
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Maria Ida Lima, Lucken Bueno Lucas, Priscila Caroza Frasson Costa, Daniel Trevisan Sanzovo
1308-1320
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218871308-1320
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Frederico Marcos Krüger, Leonilda do Nascimento da Silva
1321-1337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218881321-1337
LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR
Mariane Grando Ferreira, Cléria Maria Wendling, Dulce Maria Strieder
1338-1347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond, André Luís Oliveira, Fábio Alexandre Borges
1348-1361
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218901348-1361
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO
Marlinéia da Silva Vieira, José Vicente de Souza Aguiar, Mauro Gomes da Costa, Priscila da Silva Nascimento
1362-1375
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218911362-1375
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFLA
Marllon Moreti de Souza Rosa, Laise Vieira Gonçalves, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Antônio Fernandes Nascimento Junior
1376-1388
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218931376-1388
O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Martha Silva Conceição, Janilse Fernandes Nunes, Aline Grohe Schirmer Pigatto
1389-1399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218941389-1399
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE STEPH EN GRAY (1666 1736) E CHARLES DU FAY (1666 1736) PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE
Milene Rodrigues Martins, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
1400-1411
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219091400-1411
UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nathália Hernandes Turke, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
1412-1424
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219101412-1424
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF
Noelia Janina Alves Alderete, Reginaldo A. Zara
1425-1437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219111425-1437
“OS LOBOS NUNCA CHORAM”: A ECOLOGIA DE POPULAÇÕES ENTENDIDA A PARTIR DO CINEMA
Paulo Antonio de Oliveira Temoteo, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Junior
1438-1450
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219121438-1450
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O DIÁLOGO POSSIBILITADO PELO FILME WALL-E
Pollyana Cristina Alves Cardoso, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Antonio Fernandes Nascimento Junior
1451-1464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464
CARGA DE TRABALHO E SAÚDE PSICOLÓGICA: UM OLHAR PARA A REALIDADE DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Queli Ghilardi Cancian, Andréia Florêncio Eduardo de Deus, Vilmar Malacarne
1465-1480
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219191465-1480
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
Rafael Gombrade, Leandro Londero da Silva Silva
1481-1490
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219201481-1490
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rafaella Bruno Antunes de Souza, Mônica de Oliveira Costa
1491-1502
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219271491-1502
ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTONOMIA DOCENTE: ANÁLISES DE PESQUISAS PUBLICADAS NO ENPEC (2007-2017)
Ray Ely Nobre e Souza
1503-1517
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219211503-1517
A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani-Affonso
1518-1530
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219221518-1530
MICHAEL FARADAY E OS “ELÉTRONS LIVRES”: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O SEU ESTADO ELETROTÔNICO DA MATÉRIA
Renan André Peres, Ana Maria Garcia Trzeciak, Luciano Carvalhais Gomes
1531-1544
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219231531-1544
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
Renan Sota Guimarães, Leila Inês Folmann Freire
1545-1557
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218951545-1557
“MARIE CURIE – A CORAGEM DO CONHECIMENTO”: UMA POSSIBILIDADE NA DISCUSSÃO DE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA
Renato Medeiros Pinheiro, Leandro Londero
1558-1569
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218961558-1569
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Suélen Rita Andrade Machado, Márcia Santos Melo, Lucieli M. Trivizoli
1570-1585
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218971570-1585
ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU
Rodolfo Fortunato de Oliveira, Rodolfo Langhi
1586-1600
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218981586-1600
ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE SOBRE MEIO AMBIENTE
Romulo Mateus Duarte, Suelen de Gaspi, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Henrique Ortêncio Filho
1601-1613
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219001601-1613
PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
Rosana Souza de Vargas, Jamile Tabata Balestrin Konageski, Maria Cristina Pansera de Araújo
1614-1625
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219021614-1625
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O CICLO DA ÁGUA NA AMAZÔNIA
Rosangela Lobo Moreira, Ercila Pinto Monteiro
1626-1635
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219031626-1635
ENFOQUE CTSA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ
Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
1636-1650
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219041636-1650
ANALISANDO MEMÓRIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Rubia Emmel, Larissa Lunardi
1651-1664
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219051651-1664
A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA DO PNBE 2013 COMO MAINSTREAM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Salete da Silva, Cíntia Cristiane de Andrade, Eduardo Lemes Monteiro, Polônia Altoé Fusinato
1665-1679
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219061665-1679
UM ESTUDO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A PESPECTIVA DA TMC BASEADA EM UEPS
Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano
1680-1696
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219071680-1696
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS
Shalimar Calegari Zanatta, Beatriz Silva Weberling, Hercilia Alves Pereira de Carvalho
1697-1706
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219081697-1706
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Sidney Lopes Sanchez Junior, Beatriz Haas Delamuta, Márcia Inês Schabarum Mikuska, Marília Bazan Blanco
1707-1719
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219241707-1719
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO PARA A COLETA SELETIVA COM ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Solimara Aparecida Tertuliano, Simone Fiori, João Debastiani Neto
1720-1735
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219251720-1735
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER PROFESSORES DE CIÊNCIAS” SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA
Suelen Gaspi, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcelo Carlos de Proença
1736-1747
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219261736-1747
AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
Thais Andressa Lopes de Oliveira, Marcelo Pimentel da Silveira
1748-1761
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761
VISITA ORIENTADA A LABORATÓRIOS DE PESQUISA: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS
Thaynara Aparecida Machado, Juliete Gomes Póss Asano, Rodrigo de Souza Poletto, Priscila Caroza Frasson Costa
1762-1775
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219291762-1775
TRILHA FÍSICA: AGORA VEJO! JOGO DIDÁTICO EM BRAILLE PARA AUXILIAR ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
Vanici Pereira Martins Barreto, Maria Sonia Silva de Oliveira Veloso, Francisco Macione Martins Barreto
1776-1788
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219301776-1788
“PARA VOCÊ O QUE É SER PROFESSOR DE QUÍMICA?”: COM A PALAVRA, OS LICENCIANDOS
Vivian dos Santos Calixto, Neide Maria Michellan Kiouranis
1789-1802
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219311789-1802
INEQUAÇÃO DE 1º GRAU E SEUS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DIFICULDADES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
1802-1820
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219321802-1820
DISCUTINDO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): COM IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS.
William Leite Gildo, Josie Agatha Parrilha da Silva, André Luis de Oliveira
1821-1838
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219331821-1838
O AUDIOVISUAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISES DO REENDEREÇAMENTO EM UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
Willian Alves Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
1839-1852
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219341839-1852
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM
Wynston Anunciado Olimpo, Ana Caroline Frigéri Barboza, Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli
1853-1871
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219351853-1871
DESTILADOR DE BAIXO CUSTO PARA O USO NAS AULAS DE QUÍMICA EM UM COLÉGIO QUILOMBOLA
Bruno Pires Cabral, Natany Dayani de Souza Assai, Andriele Coraiola de Souza
1872-1886
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219361872-1886
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Filiada
Filiada a:
Indexadores
Indexada:
fasf
Visitantes
Desenvolvido por
Open Journal Systems