v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência

Publicado: 2021-07-14

SIPEC - Caderno Temático

  • A PRÉ-HISTÓRIA DA LEI PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NA PERSPECTIVA DE DOIS HISTORIADORES DA QUÍMICA

    Adriano Lopes Romero, Marcia Borin da Cunha
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020217851-13
  • O ENSINO DE BIOLOGIA E SEUS CONTEXTOS COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

    Airton José Vinholi Junior, Daniel Pereira do Prado Dias, Gláucia Rosely Barbosa Marin
    14-25
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202178614-25
  • RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES

    Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima, André Luis de Oliveira
    26-39
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202178726-39
  • AS RELAÇÕES ENTRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA NA CARREIRA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DA ASTRONOMIA

    Alessandra Daniela Buffon, Marcos Cesar Danhoni Neves, Ricadro Francisco Pereira
    40-51
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202178840-51
  • O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?

    Alex Vardenski, Ana Lucia Pereira, Elisangela dos Santos Meza, Poliana Beatriz do Nascimento Galvão
    52-65
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202178952-65
  • CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK

    Alexandre Luiz Polizel, Moises Alves de Oliveira
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202179066-78
  • DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO

    Aline Alves da Silva, Maria Júlia Corazza, Lourdes Aparecida Della Justina
    79-89
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202179179-89
  • A TEMÁTICA “CALOR” SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    Aline Cristina Costa de Lara Raymundo, Michel Corci Batista, Suelen de Gaspi
    90-100
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202179290-100
  • TEMAS CONTROVERSOS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ-PR

    Aline de Gregório, Anderson de Souza Moser, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
    101-113
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021793101-113
  • COMPREENSÕES SOBRE CURRÍCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEPG

    Alisson Lima Emiliano, Augusto Rangel Selski, João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
    113-124
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021794113-124
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM ESPECTRO AUTISTA

    Ana Caroline Zampirolli, Lilian Akemi Kato
    125-140
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021795125-140
  • O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

    Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, José Vicente de Souza Aguiar
    141-157
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021796141-157
  • O PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PREOCUPAÇÕES E ABORDAGENS

    Ana Lúcia Pereira, Sandra Regina Locali, Lucas da Costa Lage, João Carlos Pereira de Moraes
    158-169
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021797158-169
  • A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS

    Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Rui Marques Vieira
    170-181
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021798170-181
  • O CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS FALAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Andreia Florencio Eduardo de Deus Deus, Viviane Sirineu da Silva, Vilmar Malacarne
    182-195
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021799182-195
  • CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

    Andriele Coraiola de Souza, Marinez Meneghello Passos, Natany Dayani de Souza Assai, Sergio de Mello Arruda
    196-207
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021800196-207
  • ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Ayana Pinheiro de Souza Nogueira, Simonne Teixeira, Valéria de Souza Marcelino, Edmundo Rodrigues Júnior
    208-223
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021801208-223
  • AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID DE BIOLOGIA DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA

    Bárbara Cristina Heitor Silva, Laise Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior
    224-235
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235
  • A RELAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS E O DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS INTEGRANTES DE UM GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Beatriz Cervigni Feltrin, Cristiane de Azevedo Druciak, Rauana Santandes, Ana Tiyomi Obara
    236-250
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021803236-250
  • A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RECORTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC NO PERÍODO DE 2007 A 2017

    Beatriz Haas Delamuta, Thaís Andressa Lopes de Oliveira, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
    251-262
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021804251-262
  • MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS

    Bruna Adriane Fary, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
    263-276
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021805263-276
  • O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA

    Bruna Marques Duarte, Caroline Oenning de Oliveira, Luciano Carvalhais Gomes, André Luís de Oliveira
    277-289
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021806277-289
  • ESTRATÉGIA DE LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA COMO MODO DE POTENCIALIZAR A APROPRIAÇÃO/SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL

    Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel
    290-300
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021807290-300
  • ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS JOGOS DIGITAIS DE ASTRONOMIA SEGUNDO AS LENTES TEÓRICAS DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

    Camila Muniz de Oliveira, Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior, Michel Corci Batista
    301-317
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021808301-317
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE

    Camila Oliveira Lourenço, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Junior
    318-329
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329
  • METODOLOGIAS DE ENSINO E OS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA

    Camila Serillo, Laise Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior
    330-341
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021810330-341
  • BIOMAIS: UM SOFTWARE EDUCATIVO GAMIFICADO PARA O ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

    Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer, Frank Willian Cardoso de Oliveira, Daniela Eloise Flôr
    342-358
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021811342-358
  • UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO SOBRE AS PESQUISAS DE PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

    Cassiane Beatrís Pasuck Benassi Beatrís Pasuck Benassi, Dulce Maria Strieder
    359-371
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021812359-371
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROBLEMATIZANDO O TEMA SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DE JOGO DIDÁTICO

    Cíntia Cristiane de Andrade, Ana Tiyomi Obara
    372-380
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021813372-380
  • EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid, Eloísa Antunes Maciel
    381-390
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021814381-390
  • ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA POR PIBIDIANOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

    André Luis de Oliveira, Ana Paula Aparecida dos Santos, Claudiane Chefer
    391-401
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021816391-401
  • ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Daniel Pereira do Prado Dias, Airton José Vinholi Junior, Karina Franco Frenham Capillé, Gláucia Rosely Barbosa Marin
    402-410
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021817402-410
  • RELAÇÕES CONCEITUAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

    Daniele Back, Fabiane de Andrade Leite
    411-424
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021818411-424
  • OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)

    Danieli Azanha Gazzoni Takahashi, Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
    425-437
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021819425-437
  • FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES

    Danilo Ricardo Rosa de Sá, Milene Rodrigues Martins, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
    438-448
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021820438-448
  • A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD

    Débora Oliveira dos Santos, José Vicente de Souza Aguiar
    449-459
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021821449-459
  • PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES

    Denise Azevedo, Luciana Borowski Pietricoski, Lourdes Aparecida Della Justina
    460-470
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021823460-470
  • O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES

    Ederson Carlos Gomes, Michel Corci Batista, Polônia Altoé Fusinato
    471-483
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021824471-483
  • COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA

    Eduarda Rodrigues Grunevald de Oliveira, Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti
    484-496
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021825484-496
  • A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEUS RESPONSÁVEIS COM A CIÊNCIA NO COTIDIANO

    Eduardo Mozart Machado, Lucyana N. Afonso Silva, Mariana A. Bologna Soares de Andrade
    497-509
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021826497-509
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)

    Elisângela Rovaris Nesi, Michel Corci Batista, Natalia Neves Macedo Deimling
    510-522
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021827510-522
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS

    Maria Eduarda Bittencourt Camargo Fogaça, Eloize Caroline dos Santos, Dionísio Burak, João Carlos Pereira de Moraes
    523-532
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532
  • INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS

    Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    533-545
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021829533-545
  • ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR

    Emerson Pereira Branco, Gisele Adriano, Cleverson Cirino Coelho da Silva, Alessandra Batista de Godoi Branco
    546-562
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021830546-562
  • LETRAMENTO MATEMÁTICO E SUAS VERTENTES

    Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes
    563-573
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021831563-573
  • O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA INTERCULTURAL: A BORRACHA NA AMAZÔNIA

    Ercila Pinto Monteiro, Andréia Cardoso Couto
    574-587
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021832574-587
  • UM OLHAR PARA OS ATOS DIALÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

    Everson Dullo Manrique, Lilian Akemi Kato
    588-600
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021833588-600
  • CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    Fabiana Aparecida Santos Uyeda, José Antônio Pinto, Frederico Augusto Toti
    601-613
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021834601-613
  • COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC

    Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Willian Alves Pereira
    614-624
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021835614-624
  • CURRÍCULOS E CINISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: VIOLÊNCIAS E DIFERENÇAS APORTADAS

    Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira
    625-637
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021836625-637
  • HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS

    Felipe Tsuzuki, Moisés Alves de Oliveira
    638-647
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021837638-647
  • PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE UM MODELO PARA A PROGRESSÃO PARCIAL EM QUÍMICA COM ENSINO HÍBRIDO

    Fernanda Bastos do Amaral, Cassiana Barreto Hygino Machado, Mariana Magalhães Monteiro, Valéria de Souza Marcelino
    648-662
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021838648-662
  • OFICINA DE CULINÁRIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROCEDIMENTOS

    Fernanda Frasson, Carlos Eduardo Laburú
    663-678
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021839663-678
  • HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA

    Fernando Oliveira Garcia, Aguinaldo Robinson de Souza, Wilson Massashiro Yonezawa
    679-692
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021840679-692
  • ABORDAGENS DIDÁTICAS A RESPEITO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E PADRÕES

    Franceline Cardoso, Marina Donegá Neves, Irinéa de Lourdes Batista
    693-705
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021842693-705
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

    Francinete Bandeira Carvalho, Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, Carolina Brandão Gonçalves
    706-720
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021843706-720
  • AFINAL, O QUE É SER UM BOM ALUNO? REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE INCENTIVO À MATEMÁTICA

    Gabriel da Silva Lima, Ana Lucia Pereira, Elisangela dos Santos Meza, Daniel Silveira Salamucha
    721-733
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021844721-733
  • A GOVERNAMENTALIDADE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Gilberlene Sousa Carvalho, Mônica de Oliveira Costa
    734-745
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021845734-745
  • O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

    Gisele Rodrigues Durigan Roberto, Marcia Regina Royer, Shalimar Calegari Zanatta, Hercilia Alves Pereira de Carvalho
    746-760
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021846746-760
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ

    Gisele Silva Costa Duarte, Henrique Ortêncio Filho, Romulo Mateus Duarte, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    761-768
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021847761-768
  • ABORDAGEM DE TEMAS CONTEMPOR NEOS: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE COMPREENSÕES DE LICENCIADOS EM FÍSICA

    Gislena Maria Duarte Rosa, Karine Raquiel Halmenschlager
    769-781
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021939769-781
  • CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL

    Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi
    782-794
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021940782-794
  • TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018

    Greyze Maria Palaoro Deitos, Simone Domingues Garcia, Dulce Maria Strieder
    795-808
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808
  • ABORDAGENS CTS E O HIV-AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

    Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos, Eloisa Antunes Maciel
    809-821
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021941809-821
  • REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO

    Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz
    822-834
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021942822-834
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS

    Henrique Cesar Estevan Ballestero, Ana Lúcia Pereira
    835-847
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847
  • ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUNDO VIVIDO ATRAVÉS DOS DESENHOS

    Huanderson Barroso Lobo, José Vicente de Souza Aguiar
    848-860
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021944848-860
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO

    Jade Cristina Corrêa Peixoto, José Vicente de Souza Aguiar, Maria Clara Silva Forsberg
    861-872
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021945861-872
  • O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Janaína Ciboto Mulati, Caroline Oenning de Oliveira, Maria Júlia Corazza, André Luís de Oliveira
    873-887
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021946873-887
  • MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES

    Jean Louis Landim Vilela, José Antônio Pinto, Cristiana Schmidt de Magalhães
    888-902
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021947888-902
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OFICINAS COMO UMA FERRAMENTA EFETIVA

    Jeferson Rosa Soares, Renan de Almeida Barbosa, Sandra Mara Mezalira, Jose Vicente Lima Robaina
    903-915
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021948903-915
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS ATAS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)

    Jeniffer Sabrina Machado, Eduarda Maria Schneider
    916-926
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021949916-926
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PENSANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE

    Jéssica Engel do Nascimento, Marcia Borin da Cunha
    927-940
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021950927-940
  • O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Jéssica Pissolato, Álvaro Lorencini Júnior
    941-954
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021951941-954
  • ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC DE MATEMÁTICA, INDÍCIOS PARA ABORDAGEM METODOLÓGICA E AFASTAMENTOS DOS PCN

    João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
    955-967
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021952955-967
  • IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE

    João Vitor Fagundes, Kátya Regina de Freitas Zara, Marilu Martens Oliveira
    968-979
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021953968-979
  • DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE ELETRICIDADE PARA IDENTIFICAR CIRCUITOS QUE FUNCIONAM (OU NÃO): DO REAL À REPRESENTAÇÃO

    Josiane de Almeida Trevisani, Paulo Cesar de Almeida Raboni, Moacir Pereira de Souza Filho
    980-990
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021954980-990
  • UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

    Judite Scherer Wenzel, Vanessa Radies Neunfeld
    991-1002
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021955991-1002
  • ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

    Juliana da Silva Cabreira, Airton José Vinholi Júnior
    1003-1015
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219561003-1015
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA

    Juliana Marciotto Jacob, Naiara Briega Bortoloci, Fabiele Cristiane Dias Broietti
    1016-1027
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219571016-1027
  • A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: AMPLIANDO O OLHAR

    Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
    1028-1041
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219581028-1041
  • ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

    Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto
    1042-1056
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219591042-1056
  • PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Juliete Gomes Póss Asano, Priscila Caroza Frasson Costa, Rodrigo de Souza Poletto, Lucken Bueno Lucas
    1057-1069
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219601057-1069
  • TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

    Jussany Maria de Barros Moreira, Dulcinéia E. P. Gianotto, Carlos A. O. Magalhães Júnior
    1070-1084
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084
  • EPISTEMOLOGIA DE LAKATOS E AS PROPOSIÇÕES ATUAIS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

    Kamilla Zabotti, Rosana Franzen Leite, Lourdes Aparecida Della Justina
    1085-1097
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219621085-1097
  • ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS

    Karina Eskildsem, Nathália Hernandes Turke, Mariana Ap. Bologna Soares de Andrade
    1098-1107
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219631098-1107
  • OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2017: UM ESTUDO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

    Karine Rudek, Erica do Espirito Santo Hermel
    1108-1119
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219641108-1119
  • FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    Kelly Karine Kreuz, Fabiane de Andrade Leite
    1120-1130
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219651120-1130
  • AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

    Ketlin Nunes de Moraes, Reginaldo A. Zara
    1131-1142
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219661131-1142
  • ERA UMA VEZ AS METODOLOGIAS NO MEU ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
    1143-1156
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219671143-1156
  • VIVÊNCIAS DE UMA PEÇA TEATRAL: ARARA, GRALHA E PINHÃO, ATÉ QUANDO EXISTIRÃO?

    Leila Inês Follmann Freire, Renan Sota Guimarães
    1157-1170
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218731157-1170
  • CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

    Leonardo Deosti Deosti, Hercília Alves Pereira de Carvalho Carvalho, Shalimar Calegari Zanatta
    1171-1184
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218741171-1184
  • PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS

    Leonilda do Nascimento da Silva, Cassia Patricia Muniz de Almeida, Maria Sônia Silva Oliveira Veloso
    1185-1199
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218751185-1199
  • ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PROGRESSISTA E CONSERVADORA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL PARANAENSE

    Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Lorraine Mori, Neide Maria Michellan Kiouranis, Álvaro Lorencini Júnior
    1200-1210
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218761200-1210
  • O PROBLEMA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

    Lília do Espírito Santo Azevedo, Ayana Pinheiro de Sousa Nogueira, Valéria de Souza Marcelino, Carlos Eduardo Batista de Sousa
    1211-1224
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218771211-1224
  • ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Luiz Augusto Coimbra de Resende Filho, Américo de Araujo Pastor Júnior, Marcus Vinicius Pereira
    1225-1237
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218781225-1237
  • A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS E MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR

    Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Wilian Travassos, Marcelo Carlos de Proença
    1238-1250
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218791238-1250
  • UTILIZANDO SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE MOVIMENTO RELATIVO: UMA COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS THINK ALOUD E REPORT ALOUD

    Maira Giovana de Souza, Agostinho Serrano de Andrade Neto
    1251-1263
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219761251-1263
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ

    Marcia Cristina Baranhuk, Ana Lucia Pereira, Marceli Behm Goulart
    1264-1277
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218801264-1277
  • A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL

    Marcos Fabrício Campos Tavares, José Antônio Pinto, Cristiana Schmidt de Magalhães
    1278-1293
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219771278-1293
  • OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL

    Marcos Fernando Soares Alves, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcos Cesar Danhoni Neves
    1294-1307
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218811294-1307
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

    Maria Ida Lima, Lucken Bueno Lucas, Priscila Caroza Frasson Costa, Daniel Trevisan Sanzovo
    1308-1320
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218871308-1320
  • A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

    Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Frederico Marcos Krüger, Leonilda do Nascimento da Silva
    1321-1337
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218881321-1337
  • LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR

    Mariane Grando Ferreira, Cléria Maria Wendling, Dulce Maria Strieder
    1338-1347
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347
  • IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

    Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond, André Luís Oliveira, Fábio Alexandre Borges
    1348-1361
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218901348-1361
  • O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO

    Marlinéia da Silva Vieira, José Vicente de Souza Aguiar, Mauro Gomes da Costa, Priscila da Silva Nascimento
    1362-1375
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218911362-1375
  • ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFLA

    Marllon Moreti de Souza Rosa, Laise Vieira Gonçalves, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Antônio Fernandes Nascimento Junior
    1376-1388
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218931376-1388
  • O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Martha Silva Conceição, Janilse Fernandes Nunes, Aline Grohe Schirmer Pigatto
    1389-1399
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218941389-1399
  • AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE STEPH EN GRAY (1666 1736) E CHARLES DU FAY (1666 1736) PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE

    Milene Rodrigues Martins, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
    1400-1411
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219091400-1411
  • UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Nathália Hernandes Turke, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
    1412-1424
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219101412-1424
  • A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF

    Noelia Janina Alves Alderete, Reginaldo A. Zara
    1425-1437
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219111425-1437
  • “OS LOBOS NUNCA CHORAM”: A ECOLOGIA DE POPULAÇÕES ENTENDIDA A PARTIR DO CINEMA

    Paulo Antonio de Oliveira Temoteo, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Junior
    1438-1450
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219121438-1450
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O DIÁLOGO POSSIBILITADO PELO FILME WALL-E

    Pollyana Cristina Alves Cardoso, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Antonio Fernandes Nascimento Junior
    1451-1464
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464
  • CARGA DE TRABALHO E SAÚDE PSICOLÓGICA: UM OLHAR PARA A REALIDADE DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Queli Ghilardi Cancian, Andréia Florêncio Eduardo de Deus, Vilmar Malacarne
    1465-1480
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219191465-1480
  • CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE

    Rafael Gombrade, Leandro Londero da Silva Silva
    1481-1490
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219201481-1490
  • O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Rafaella Bruno Antunes de Souza, Mônica de Oliveira Costa
    1491-1502
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219271491-1502
  • ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTONOMIA DOCENTE: ANÁLISES DE PESQUISAS PUBLICADAS NO ENPEC (2007-2017)

    Ray Ely Nobre e Souza
    1503-1517
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219211503-1517
  • A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS

    Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani-Affonso
    1518-1530
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219221518-1530
  • MICHAEL FARADAY E OS “ELÉTRONS LIVRES”: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O SEU ESTADO ELETROTÔNICO DA MATÉRIA

    Renan André Peres, Ana Maria Garcia Trzeciak, Luciano Carvalhais Gomes
    1531-1544
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219231531-1544
  • A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE

    Renan Sota Guimarães, Leila Inês Folmann Freire
    1545-1557
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218951545-1557
  • “MARIE CURIE – A CORAGEM DO CONHECIMENTO”: UMA POSSIBILIDADE NA DISCUSSÃO DE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA

    Renato Medeiros Pinheiro, Leandro Londero
    1558-1569
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218961558-1569
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI

    Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Suélen Rita Andrade Machado, Márcia Santos Melo, Lucieli M. Trivizoli
    1570-1585
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218971570-1585
  • ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU

    Rodolfo Fortunato de Oliveira, Rodolfo Langhi
    1586-1600
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218981586-1600
  • ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE SOBRE MEIO AMBIENTE

    Romulo Mateus Duarte, Suelen de Gaspi, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Henrique Ortêncio Filho
    1601-1613
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219001601-1613
  • PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

    Rosana Souza de Vargas, Jamile Tabata Balestrin Konageski, Maria Cristina Pansera de Araújo
    1614-1625
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219021614-1625
  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O CICLO DA ÁGUA NA AMAZÔNIA

    Rosangela Lobo Moreira, Ercila Pinto Monteiro
    1626-1635
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219031626-1635
  • ENFOQUE CTSA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

    Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
    1636-1650
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219041636-1650
  • ANALISANDO MEMÓRIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Rubia Emmel, Larissa Lunardi
    1651-1664
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219051651-1664
  • A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA DO PNBE 2013 COMO MAINSTREAM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

    Salete da Silva, Cíntia Cristiane de Andrade, Eduardo Lemes Monteiro, Polônia Altoé Fusinato
    1665-1679
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219061665-1679
  • UM ESTUDO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A PESPECTIVA DA TMC BASEADA EM UEPS

    Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano
    1680-1696
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219071680-1696
  • OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS

    Shalimar Calegari Zanatta, Beatriz Silva Weberling, Hercilia Alves Pereira de Carvalho
    1697-1706
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219081697-1706
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

    Sidney Lopes Sanchez Junior, Beatriz Haas Delamuta, Márcia Inês Schabarum Mikuska, Marília Bazan Blanco
    1707-1719
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219241707-1719
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO PARA A COLETA SELETIVA COM ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Solimara Aparecida Tertuliano, Simone Fiori, João Debastiani Neto
    1720-1735
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219251720-1735
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER PROFESSORES DE CIÊNCIAS” SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA

    Suelen Gaspi, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcelo Carlos de Proença
    1736-1747
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219261736-1747
  • AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO

    Thais Andressa Lopes de Oliveira, Marcelo Pimentel da Silveira
    1748-1761
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761
  • VISITA ORIENTADA A LABORATÓRIOS DE PESQUISA: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS

    Thaynara Aparecida Machado, Juliete Gomes Póss Asano, Rodrigo de Souza Poletto, Priscila Caroza Frasson Costa
    1762-1775
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219291762-1775
  • TRILHA FÍSICA: AGORA VEJO! JOGO DIDÁTICO EM BRAILLE PARA AUXILIAR ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL

    Vanici Pereira Martins Barreto, Maria Sonia Silva de Oliveira Veloso, Francisco Macione Martins Barreto
    1776-1788
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219301776-1788
  • “PARA VOCÊ O QUE É SER PROFESSOR DE QUÍMICA?”: COM A PALAVRA, OS LICENCIANDOS

    Vivian dos Santos Calixto, Neide Maria Michellan Kiouranis
    1789-1802
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219311789-1802
  • INEQUAÇÃO DE 1º GRAU E SEUS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DIFICULDADES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

    Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
    1802-1820
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219321802-1820
  • DISCUTINDO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): COM IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS.

    William Leite Gildo, Josie Agatha Parrilha da Silva, André Luis de Oliveira
    1821-1838
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219331821-1838
  • O AUDIOVISUAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISES DO REENDEREÇAMENTO EM UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

    Willian Alves Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
    1839-1852
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219341839-1852
  • MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM

    Wynston Anunciado Olimpo, Ana Caroline Frigéri Barboza, Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli
    1853-1871
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219351853-1871
  • DESTILADOR DE BAIXO CUSTO PARA O USO NAS AULAS DE QUÍMICA EM UM COLÉGIO QUILOMBOLA

    Bruno Pires Cabral, Natany Dayani de Souza Assai, Andriele Coraiola de Souza
    1872-1886
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219361872-1886