DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202179179-89Resumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar os discursos apresentados por formandos dos cursos de Ciências Biológicas em relação aos conceitos de genótipo e fenótipo, ainda como esses conceitos são percebidos na síntese estendida da evolução. Para tanto, foi solicitado aos acadêmicos que se posicionassem concordando ou discordando em relação à afirmativa “Um genótipo forma somente um fenótipo”. Diante disso, esses estudantes justificavam suas respostas. Os dados foram tratados com base na análise do discurso francesa. Assim, percebeu-se que os acadêmicos, em sua maioria compreendem que diferentes fenótipos podem resultar de um mesmo genótipo, devido às interações com outros fatores.
Palavras Chave: Ensino de Biologia. Genótipo. Fenótipo.Downloads
Referências
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Itatiaia: Editora Companhia das Letras, 2007.
DAWKINS, Richard. A grande historia da evolução: na trilha de nossos ancestrais. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2009.
DOBZHANSKY, Theodosius; SARMIENTO, Guillermo; PITTERBARG, Roberto. La evolución, la genética y el hombre. Buenos Aires: Eudeba, 1966.
FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 2. ed. Ribeirão Preto: SBG, 1992.
FRANCIS, Richard. Epigenética: como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015.
GILBERT, Scott F.; BOSCH, Thomas CG; LEDÓN-RETTIG, Cristina. Eco-Evo-Devo: developmental symbiosis and developmental plasticity as evolutionary agents. Nature Reviews Genetics, v. 16, n. 10, p. 611-622, 2015.
GILBERT, S. F. Biologia do desenvolvimento. 5ª ed. FUNPEC editora. Ribeirão Preto – SP, 2003.
GOEDERT, Lidiane; DELIZOICOV, Nadir Castilho; ROSA, Vivian Leyser. A formação de professores de Biologia e a prática docente: o ensino de evolução. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Bauru-SP: ABRAPEC, 2003.
JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102037>.
JABLONKA, Eva; LAMB, Marion J. Evolução em quatro dimensões: DNA, comportamento e a história da vida. Companhia das Letras, 2010.
KELLER, Evelyn Fox. O século do gene. Tradução Crisálida, 2002.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2009.
MAYR, Ernst. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. Seminário de Estudos em Análise de Discurso, v. 1, p. 8-18, 2003.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas – SP: Pontes, 2009.
OLIVEIRA, Thais Benetti; BRANDO, Fernanda da Rocha, KOHLSDORF, Tiana, CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Eco-Evo-Devo: uma (re) leitura sobre o papel do ambiente no contexto das Ciências Biológicas. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 323-346, 2016.
OLEQUES, Luciane Carvalho; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat; BOER, Noemi. Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 243-263, 2011.
PIGLIUCCI, Massimo; MULLER, Gerd. Evolution–the extended synthesis. Cambridge: Editora Mit press 2010.
PIGLIUCCI, Massimo et al. Phenotypic plasticity: beyond nature and nurture. Baltimore: Editora JHU Press, 2001.
RIBEIRO, Maria Stefânia Przybylska. Plasticidade fenotípica de características morfológicas de Drosophila cardini. Dissertação (mestrado), Universidade de Brasilia. 2014.
RIDLEY, Mark. Evolução. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.
SANTOS, Wellington Bittencourt. O uso de redes conceituais em uma análise das relações entre visões internalistas e externalistas na evo-devo. 196f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, 2017.
SCHNEIDER, Eduarda Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares; OLIVEIRA, Thais Benetti; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011.
SILVA, Aline Alves. Conceitos e transposição didática de genótipo e fenótipo: uma análise de livros didáticos. 2017. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2017.
SILVA, Aline Alves; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018.
TIDON, Rosana; LEWONTIN, Richard C. Teaching evolutionary biology. Genetics and molecular biology, v. 27, n. 1, p. 124-131, 2004.
WATSON, James D. CRICK, F. H. Molecular structure of nucleic acids. Nature, v. 171, n. 4356, p. 737-738, 1953.
WATSON, James D.; CRICK, Francis HC. Genetical implications of the structure of deoxyribonucleic acid. Nature, v. 171, n. 4361, p. 964-967, 1953.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.