A TEMÁTICA “CALOR” SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Aline Cristina Costa de Lara Raymundo, Michel Corci Batista, Suelen de Gaspi

Resumo


O tema calor faz parte do cotidiano das pessoas e está inserido nos livros didáticos de Física. O termo é utilizado por repórteres em previsões do tempo, em propagandas, em músicas, e nos mais diversos meios de comunicação. Neste sentido, o presente manuscrito visou analisar as possíveis Representações Sociais (RS) acerca da temática calor, partilhadas por 25 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma instituição pública no estado do Paraná. Os dados foram obtidos por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e analisados mediante a abordagem estruturalista das RS, que culminou na elaboração do quadro de quatro casas. Os resultados apontaram que os estudantes apresentam uma concepção a respeito do tema calor baseadas no senso comum, cujo discurso se afasta do universo reificado, atribuindo ao termo indutor, calor, o sentido de Sol, Fogo, Temperatura e Quente. Esta interpretação é importante para repensarmos como tal assunto tem sido apresentado nas escolas desde os anos iniciais da educação básica.

Palavras Chave: Ensino de Física. Senso Comum. Núcleo Central. Calor

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202179290-100

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008