MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Ana Caroline Zampirolli Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021795125-140

Resumo

Neste artigo expomos o recorte de uma pesquisa de mestrado em que objetivou-se investigar contribuições da Modelagem Matemática (MM) para aprendizagem das crianças, na Educação Infantil. Os dados foram coletados no desenvolvimento de atividades em um Centro Municipal de Educação Infantil, e participaram duas crianças autistas, o que nos motivou a investigar contribuições da MM para a aprendizagem dessas crianças. Desse modo, e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, nos reportamos aos gestos, falas e desenhos produzidos pelas crianças a fim de responder à questão investigada. Dentre os resultados, destacamos que a MM favoreceu: a aprendizagem das crianças autistas, a interação com outras crianças e o processo investigativo norteador das atividades.

Palavras Chave: Educação Matemática.  Modelagem Matemática.  Autismo.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Zampirolli, A. C., & Kato, L. A. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM ESPECTRO AUTISTA. Revista Valore, 6, 125–140. https://doi.org/10.22408/reva602021795125-140