O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, José Vicente de Souza Aguiar

Resumo


O presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.

Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem.  Aluno. Professor.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, M. H. (Org). Avaliação e Erro construtivo Libertador: Uma Teoria - Prática Includente em Educação. Porto Alegre: EDIPURS, 2001.

ASTOLFI, J.P.; PETERFALVI, B.; VÉRIN. A. Como as crianças aprendem as ciências. Tradução Maria José Figueiredo. Coleção Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget: 1998.

_______, J.P. El error, un medio para enseñar. Sevilla: Díada Editora, 1997.

BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

ESTEBAN, M. T. O que Sabe Quem Erra? Reflexões Sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021796141-157

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008