A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021798170-181Resumo
Buscou-se investigar as concepções sobre Ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade, de 18 licenciandos em Química no ano de 2019, visto que pesquisas sinalizam que na maioria das vezes apresentam concepções distorcidas a respeito do tema. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, para coleta de dados o instrumento utilizado foi a versão portuguesa do questionário VOSTS. Para análise dos dados, utilizou-se a classificação a priori a respeito das concepções, sendo classificadas entre aceitáveis, ingênuas e realistas. Como resultados os licenciandos apresentaram concepções mais realistas (compreensão apropriada) acerca das interações CTS, mas em alguns aspectos ainda são concepções ingênuas sobre tal assunto, revelando a importância de uma formação que compreenda o ensino CTS.
Palavras Chave: Ensino de Química. Concepções de Licenciandos. CTS. VOSTS.Downloads
Referências
ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS — Una breve revisión del tema. Alambique — Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 3, p. 75-84, 1995.
ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Análisis de algunos criterios para diferenciar entre ciencia y tecnología. Enseñanza de las Ciencias, v. 3, n. 16, p. 409-420, 1998.
AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Edições Pedagogo LDA, Portugal, 2009.
AIKENHEAD, G. S., E RYAN, A. G. The development of a new instrument: Views on ScienceTechnology-Society (VOSTS). Science Education, v. 2, n. 76, p. 447-491, 1992.
AIKENHEAD, G. S., FLEMING, R. W., E RYAN, A. G. High-school graduates' beliefs about Science-Technology-Society. I. Methods and Issues in monitoring student views. Science Education. v. 2, n. 71, p. 145-161, 1987.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.
BAZZO, W. A., PEREIRA, L. T. V. e BAZZO, J. L. S. Conversando sobre educação tecnológica, Florianópolis, Editora da UFSC, 2016.
CANAVARRO, J. M. O que se pensa sobre a Ciência. Coimbra: Quarteto Editora, 2000.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 2, p. 251-269, 2008.
MIRANDA, E. M.; FREITAS, D. A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 79-99, 2008.
MIRANDA, M. E.; FREITAS, D. Um olhar CTS sobre as concepções de professores de Ciências através do questionário VOSTS. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, p. 1-20, 2014.
PALACIOS, E. M. G., GALBARTE, J. C. G., LÓPEZ-CEREZO, J. A., LUJÁN, J. L., GORDILLO, M. M., OSORIO, C., E VALDÉS, C. Ciencia, tecnología y sociedad: Una aproximación conceptual. Madrid: Organização de Estados Iberoamericanos [OEI] para la educación, la Ciencia y la Cultura, 2001.
PRAIA, J; CACHAPUZ, A. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético João Praia. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, v. 2, n. 6, p. 173-194, 2005.
SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SANTOS, M. E. V. M. A cidadania na “voz” dos manuais escolares — O que temos? O que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
TENREIRO-VIEIRA, C; VIEIRA, R. M. Educação em ciências e matemática com Orientação CTS Promotora do Pensamento Crítico. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 11, n. 33, p. 143-159, 2016.
VIEIRA, R. M. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC 2011. Tese (Doutorado em Didática) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro-Portugal, 2003.
VIEIRA, R. M., TENREIRO-VIEIRA, C., MARTINS, I. P. A educação em ciências com orientação CTS – Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.