O CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS FALAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andreia Florencio Eduardo de Deus Deus Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
  • Viviane Sirineu da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021799182-195

Resumo

O termo inclusão faz parte do cotidiano do professor, contudo, são encontrados diferentes conceitos. Objetivamos, neste trabalho, analisar o conceito de inclusão presente nas falas de professores da Educação Infantil de uma escola localizada na região sudoeste do Paraná. O trabalho se desenvolveu por meio de uma atividade de formação docente. Foram aplicadas duas questões a vinte professores da Educação Infantil. O trabalho seguiu as conjecturas da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo. Como resultado, compreende-se que o conceito de inclusão é permeado por valores culturais e carece de formação. Além disso, foi observado que tais condições podem ser um dos entraves para que a inclusão alcance patamares desejados na escola.

Palavras Chave: Inclusão. Formação docente. Sala de aula. Formação de conceito.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Deus, A. F. E. de D., Silva, V. S. da, & Malacarne, V. (2021). O CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS FALAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Valore, 6, 182–195. https://doi.org/10.22408/reva602021799182-195