O CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS FALAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andreia Florencio Eduardo de Deus Deus, Viviane Sirineu da Silva, Vilmar Malacarne

Resumo


O termo inclusão faz parte do cotidiano do professor, contudo, são encontrados diferentes conceitos. Objetivamos, neste trabalho, analisar o conceito de inclusão presente nas falas de professores da Educação Infantil de uma escola localizada na região sudoeste do Paraná. O trabalho se desenvolveu por meio de uma atividade de formação docente. Foram aplicadas duas questões a vinte professores da Educação Infantil. O trabalho seguiu as conjecturas da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo. Como resultado, compreende-se que o conceito de inclusão é permeado por valores culturais e carece de formação. Além disso, foi observado que tais condições podem ser um dos entraves para que a inclusão alcance patamares desejados na escola.

Palavras Chave: Inclusão. Formação docente. Sala de aula. Formação de conceito.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021799182-195

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008