A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RECORTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC NO PERÍODO DE 2007 A 2017

Beatriz Haas Delamuta, Thaís Andressa Lopes de Oliveira, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide Maria Michellan Kiouranis

Resumo


Resumo

Com a presença crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no cenário educativo, surge a necessidade de que os docentes sejam preparados para utilizá-las adequadamente. Desse modo, no presente artigo buscou-se compreender o que tem sido investigado sobre o uso das TDIC na formação de professores de Química no país. Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) junto aos trabalhos apresentados em seis edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), período de 2007-2017, o qual revelou que dos 2899 estudos mapeados, apenas 10 trabalhos abordaram o uso das TDIC na formação de professores de Química, centrando-se na utilização de aplicativos e softwares educacionais e na criação de ambientes virtuais de aprendizagem.

Palavras Chave: Ensino de Química. Formação docente. TDIC.

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, M. A. R. S.; FIELD’S, K. A. P.; SILVA, L. D. S.; BENITE, A. M. C. O diário virtual coletivo: um recurso para investigação da formação de professores de ciências de deficientes visuais. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais… Campinas-SP: UNICAMP, 2011.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. p. 66-93. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FARAUM JUNIOR, D. P.; CIRINO, M. M. Investigando a utilização das TIC na prática docente de estagiários do PIBID/Química. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais… Florianópolis: UFSC, 2017.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; PETERNELE, W. S.; YAMASHITA, M. A formação de professores de Química no estado de Rondônia: necessidades e apontamentos. Química Nova na Escola, v. 31, p. 113-122, 2009.

HECKLER, V.; GALIAZZI, M. C. Indagação Online na Experimentação em Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais... Florianópolis: UFSC, 2017.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University. 2004.

MATOS, C. F.; SILVA, J. G. “A influência da mídia na escolha dos vídeos e filmes utilizados nas aulas de Ciências: um levantamento a partir das últimas três edições do Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ”. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2013.

MEDEIROS, I. J. S.; RIZZATTI, I. M.; FILHO, F. S.; LAU, P. F. R. A concepção do conceito de equilíbrio químico dos licenciandos em Química da UERR após a utilização do software Equil. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

MORAN. J. M. A integração das tecnologias na educação. In: MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 301 p.

SANTOS, E. S.; RODRIGUES FILHO, G.; AMAURO, N. Q. Dificuldades na aplicação de materiais didáticos digitais que trabalham assuntos estudados pela Química em conformidade com a Lei no 10.639/03. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2013.

SANTOS, I. G. S.; LEÃO, M. B. C. A Construção de FlexQuests sobre Eletróquímica por professores da educação básica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais… Campinas-SP:UNICAMP, 2011.

SILVA, P. F.; BARROS, R. L.; SILVA, G. N.; SILVA, T. P.; DANTAS FILHO, F. F. StudyLab: Avaliação de um aplicativo por professores de Química da Educação Básica. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

VASCONCELOS, F. C. G. C. Análise das Estratégias FlexQuest® desenvolvidas por professores em formação inicial no Curso de Licenciatura em Química. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais… Florianópolis: UFSC, 2017.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: marco político. Brasília: UNESCO, 2008.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: Diretrizes de implementação. Brasília: UNESCO, 2009a.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: Módulos de padrão de competência. Brasília: UNESCO, 2009b.

UNESCO. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Brasília: UNESCO: 2014a.

UNESCO. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014b.

XAVIER, J. L.; BARRETO, G. S. N.; SANTOS, J. D.; PORTO, M .D.; MESQUITA, N. A. S. Softwares que abordam conceitos químicos na percepção de professores. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais... Florianópolis: UFSC, 2017.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021804251-262

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008