O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA

Bruna Marques Duarte, Caroline Oenning de Oliveira, Luciano Carvalhais Gomes, André Luís de Oliveira

Resumo


A Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.

Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021806277-289

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008