O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA

Autores

  • Bruna Marques Duarte Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Caroline Oenning de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Luciano Carvalhais Gomes Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • André Luís de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021806277-289

Resumo

A Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.

Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. S. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 261-268, 2009

CHAKUR, C. R. S. L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

CHIAROTTINO, Z. R. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.

SILVA, P; N. Alguns equívocos em relação à epistemologia e psicologias genéticas. Revista eletrônica de psicologia e epistemologias genéticas. Marília, v. 7, n. 2, 2015.

TOLCHINSKY, L. Construtivismo em educação: consensos e disjuntivas. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores – A construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998. v.2, p. 103-123.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Duarte, B. M., Oliveira, C. O. de, Gomes, L. C., & Oliveira, A. L. de. (2021). O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA. Revista Valore, 6, 277–289. https://doi.org/10.22408/reva602021806277-289