ESTRATÉGIA DE LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA COMO MODO DE POTENCIALIZAR A APROPRIAÇÃO/SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021807290-300Resumo
O artigo versa sobre o uso da Linguagem Química em um contexto de formação inicial de professores. O objetivo do trabalho consiste em identificar indícios de apropriação/significação dos conceitos de substância e elemento químico a partir de uma estratégia de leitura interativa de Textos de Divulgação Científica (TDC), a qual foi desenvolvida com licenciandos da segunda fase de um curso de Química e, consistiu na leitura de capítulos do livro Uma Maça por Dia. Os dados analisados consistem nas respostas de perguntas, diálogo mediado entre pesquisadora e licenciandos e um mapa conceitual. Os resultados apontam para a necessidade do resgate de conceitos muitas vezes dados como entendidos pelos estudantes e a potencialidade de utilizar a leitura mediada de TDC como instrumento para tal.
Palavras Chave: Ensino de Química. Mediação. Apropriação Conceitual.Downloads
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