ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS JOGOS DIGITAIS DE ASTRONOMIA SEGUNDO AS LENTES TEÓRICAS DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

Autores

  • Camila Muniz de Oliveira Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Michel Corci Batista Universidade Estadual de Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021808301-317

Resumo

A área de Educação em Astronomia se depara com alguns entraves devido a precária formação dos professores que ensinam essa ciência e também devido a abordagem expositiva dos conceitos que, em geral, torna a experiência educativa pacata e sem sentido. Os jogos digitais apresentam grande potencial para superar os óbices supracitados, porém quando esses materiais não são fundamentados em teorias de aprendizagem, podem implicar no desvio do objetivo instrucional. Assim, no presente trabalho analisamos os jogos digitais desenvolvidos em dissertações de Astronomia, segundo as lentes teóricas da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Nossos resultados apresentam que nenhuma das obras explicitam a fundamentação em teorias de aprendizagem para o desenvolvimento do recurso digital.

Palavras Chave: Ensino de Física. Jogos digitais. Astronomia.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Oliveira, C. M. de, Almeida Junior, E. R. de B. de, & Batista, M. C. (2021). ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS JOGOS DIGITAIS DE ASTRONOMIA SEGUNDO AS LENTES TEÓRICAS DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. Revista Valore, 6, 301–317. https://doi.org/10.22408/reva602021808301-317