METODOLOGIAS DE ENSINO E OS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA

Camila Serillo, Laise Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior

Resumo


O professor exerce papel imprescindível, e insubstituível, no processo educativo, contribuindo com seus saberes, seus valores e suas experiências na complexa tarefa de aprimoramento da qualidade do trabalho escolar. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - conta com disciplinas e estágios supervisionados que, além do conteúdo curricular, oportunizam aos licenciandos discussões sobre a educação e a superação de metodologias tradicionais, proporcionando, também, a experiência prática na linha de formação. No presente trabalho, buscou-se investigar quais são os diálogos que se estabelecem entre as referidas disciplinas, visando a entender qual é a importância e a  influência destes na formação inicial docente.

Palavras chave: Formação docente. Metodologia de Ensino. Estágio Supervisionado.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, A. M. de. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, M. L. S. F. da. (Org.). Estágio Curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal: EdUFRN, 2005.

ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, RJ. Vozes, 2000.

BULGRAEN, V. C. O Papel do Professor e Sua Mediação nos Processos de Elaboração do Conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, ago./dez. 2010.

FOURQUIN, J. C. Escola e cultura. Porto Alegre. Artes Médicas, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUSARI, J. C. O papel do planejamento na formação do educador. São Paulo, SE/CENP, 1988.

GUIMARÃES, E. M. A organização do trabalho docente. Consórcio Setentrional de Educação à Distância. Mod. 04, 2008.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. 269 p.

MORETTO, V. P. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. A confecção de material didático de Biologia Celular na formação de professores de Biologia: análise da produção escrita dos licenciandos. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 193-204, 2011.

SCHON, D. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.), Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1997.

SILVA, R. A. de O.; PIOCHON, E. F. M.; MORAIS, S. P. de. Estágio curricular supervisionado em biologia: vivenciar e refletir a prática. Disponível em: . Acesso em: 29 fev. 2020.

UFLA. Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Lavras. Lavras,MG. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/17jkMxasP5q1DQAqbgQTCwbOFP5nbn1Kk/view Acesso em: 21/05/2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1994.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021810330-341

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008