ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Daniel Pereira do Prado Dias, Airton José Vinholi Junior, Karina Franco Frenham Capillé, Gláucia Rosely Barbosa Marin

Resumo


O objetivo desse estudo é analisar a organização dos trabalhos publicados nos Encontros de Aprendizagem Significativa, no que tange aos seguintes temas: 1) Modo de uso dos Mapas Conceituais; 2) Modalidade de ensino; e 3) Áreas temáticas exploradas. Observamos que a técnica dos Mapas Conceituais possui diferentes aplicações pedagógicas, podendo ser utilizado na avaliação, na análise de conhecimentos prévios ou na construção de conceitos. Verificou-se, também, que as intervenções relatadas são mais frequentes no Ensino Médio (46%), em comparação aos demais níveis de ensino, sendo mais comuns no ensino de Botânica, Ecologia e Biologia Celular, consideradas áreas complexas da Biologia. Portanto, observamos que os mapas conceituais podem ser utilizados em diferentes momentos pedagógicos, visando favorecer a Aprendizagem Significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Relatos de Experiência. Instrumento didático.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021817402-410

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008