ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Daniel Pereira do Prado Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Airton José Vinholi Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Karina Franco Frenham Capillé Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Gláucia Rosely Barbosa Marin Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021817402-410

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar a organização dos trabalhos publicados nos Encontros de Aprendizagem Significativa, no que tange aos seguintes temas: 1) Modo de uso dos Mapas Conceituais; 2) Modalidade de ensino; e 3) Áreas temáticas exploradas. Observamos que a técnica dos Mapas Conceituais possui diferentes aplicações pedagógicas, podendo ser utilizado na avaliação, na análise de conhecimentos prévios ou na construção de conceitos. Verificou-se, também, que as intervenções relatadas são mais frequentes no Ensino Médio (46%), em comparação aos demais níveis de ensino, sendo mais comuns no ensino de Botânica, Ecologia e Biologia Celular, consideradas áreas complexas da Biologia. Portanto, observamos que os mapas conceituais podem ser utilizados em diferentes momentos pedagógicos, visando favorecer a Aprendizagem Significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Relatos de Experiência. Instrumento didático.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Dias, D. P. do P., Vinholi Junior, A. J., Capillé, K. F. F., & Marin, G. R. B. (2021). ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Valore, 6, 402–410. https://doi.org/10.22408/reva602021817402-410