Estratégias de aprendizagem utilizadas no ensino da natação para autistas

Estefania do Nascimento Soares, Victor Hugo do Rosario, Carlos Antonio Pereira da Silva, Felipe da Silva Triani

Resumo


O transtorno do aspecto autista é uma patologia complexa presente na sociedade contemporânea. Dada a complexidade, há dificuldade de relacionamento, principalmente no que tange ao ensino da atividade física. Além disso, poucos são os estudos acerca dessa temática, principalmente no que concerne ao meio liquido. Portanto, o objetivo é descrever e analisar as estratégias utilizadas por uma professora de natação frente a um aluno portador de transtorno do espectro autista. Trata-se de uma pesquisa do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o trabalho repetido e a estimulação contínua são fatores que contribuirão para o progresso e evolução da criança autista, além de um trabalho em conjunto dos familiares e de outros especialistas para melhor evolução do seu nível pessoal e social A conclusão foi que o ensino inclusivo na prática da natação deverá estar preparado para que os alunos com autismo possam se desenvolver como cidadãos.
Palavras-chave: Atividades Aquáticas; Deficiência; Ensino.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva22201782317-328

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008