Estratégias de aprendizagem utilizadas no ensino da natação para autistas

Authors

  • Estefania do Nascimento Soares Faculdade Gama e Souza
  • Victor Hugo do Rosario Faculdade Gama e Souza
  • Carlos Antonio Pereira da Silva Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva22201782317-328

Abstract

O transtorno do aspecto autista é uma patologia complexa presente na sociedade contemporânea. Dada a complexidade, há dificuldade de relacionamento, principalmente no que tange ao ensino da atividade física. Além disso, poucos são os estudos acerca dessa temática, principalmente no que concerne ao meio liquido. Portanto, o objetivo é descrever e analisar as estratégias utilizadas por uma professora de natação frente a um aluno portador de transtorno do espectro autista. Trata-se de uma pesquisa do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o trabalho repetido e a estimulação contínua são fatores que contribuirão para o progresso e evolução da criança autista, além de um trabalho em conjunto dos familiares e de outros especialistas para melhor evolução do seu nível pessoal e social A conclusão foi que o ensino inclusivo na prática da natação deverá estar preparado para que os alunos com autismo possam se desenvolver como cidadãos.
Palavras-chave: Atividades Aquáticas; Deficiência; Ensino.

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Author Biographies

Estefania do Nascimento Soares, Faculdade Gama e Souza

Bacharel em Educação Física

Victor Hugo do Rosario, Faculdade Gama e Souza

Doutorando em Educação - Universidade Estácio de Sá

Carlos Antonio Pereira da Silva, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

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Published

2017-11-29

How to Cite

Soares, E. do N., Rosario, V. H. do, Silva, C. A. P. da, & Triani, F. da S. (2017). Estratégias de aprendizagem utilizadas no ensino da natação para autistas. Revista Valore, 2(2), 317–328. https://doi.org/10.22408/reva22201782317-328

Issue

Section

Artigo Original