ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Emerson Pereira Branco Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Paraná – SEED – PR ; Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí – PR
  • Gisele Adriano Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Paraná – SEED – PR
  • Cleverson Cirino Coelho da Silva Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Paraná – SEED – PR ; Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí – PR
  • Alessandra Batista de Godoi Branco Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí – PR; Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021830546-562

Resumo

O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.

Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Branco, E. P., Adriano, G., Silva, C. C. C. da, & Branco, A. B. de G. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR. Revista Valore, 6, 546–562. https://doi.org/10.22408/reva602021830546-562