ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR

Emerson Pereira Branco, Gisele Adriano, Cleverson Cirino Coelho da Silva, Alessandra Batista de Godoi Branco

Resumo


O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.

Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021830546-562

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008