LETRAMENTO MATEMÁTICO E SUAS VERTENTES

Autores

  • Emilly Gonzales Jolandek Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021831563-573

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as percepções que professores de Matemática têm sobre o letramento matemático e evidenciar se eles identificam a necessidade de se abordá-lo na sua formação. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por questionários, e os sujeitos foram 106 professores de Matemática da Rede Pública Estadual do Paraná. Os dados foram organizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, onde evidenciamos que a maioria dos professores não compreendem o letramento matemático como atualmente é apresentado na BNCC, identificam que letrar o aluno matematicamente é apenas conhecer a Matemática básica. Contudo, os professores apontaram uma necessidade de formação para compreender como letrar o aluno em sala de aula na Educação Básica.

Palavras Chave: Educação Matemática. Letramento matemático. Formação de professores. BNCC.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Jolandek, E. G., Pereira, A. L., & Mendes, L. O. R. (2021). LETRAMENTO MATEMÁTICO E SUAS VERTENTES. Revista Valore, 6, 563–573. https://doi.org/10.22408/reva602021831563-573