LETRAMENTO MATEMÁTICO E SUAS VERTENTES

Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes

Resumo


Este trabalho tem por objetivo identificar as percepções que professores de Matemática têm sobre o letramento matemático e evidenciar se eles identificam a necessidade de se abordá-lo na sua formação. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por questionários, e os sujeitos foram 106 professores de Matemática da Rede Pública Estadual do Paraná. Os dados foram organizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, onde evidenciamos que a maioria dos professores não compreendem o letramento matemático como atualmente é apresentado na BNCC, identificam que letrar o aluno matematicamente é apenas conhecer a Matemática básica. Contudo, os professores apontaram uma necessidade de formação para compreender como letrar o aluno em sala de aula na Educação Básica.

Palavras Chave: Educação Matemática. Letramento matemático. Formação de professores. BNCC.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021831563-573

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008