CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fabiana Aparecida Santos Uyeda Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL – MG
  • José Antônio Pinto Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL – MG
  • Frederico Augusto Toti Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL – MG

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021834601-613

Resumo

Diversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa.  

Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Uyeda, F. A. S., Pinto, J. A., & Toti, F. A. (2021). CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Valore, 6, 601–613. https://doi.org/10.22408/reva602021834601-613