A GOVERNAMENTALIDADE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gilberlene Sousa Carvalho, Mônica de Oliveira Costa

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar de que modos o currículo de Ciências atua como ato de governo na Educação Infantil. Partimos de uma perspectiva pós-crítica a partir da análise do discurso de Foucault, de leituras e fichamentos e de um estudo de caso numa escola que se intitula como de educação democrática e integral. O presente trabalho foi desenvolvido durante a disciplina Concepções e Diretrizes Curriculares no Ensino de Ciências do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. A discussão construída até aqui nos possibilitou perceber, a partir do currículo de ciências, diversas formas de ver, dizer e sentir a ciência dentro desta escola, e sua atuação como forma de governamento das pessoas.

Palavras Chave: Currículo. Ensino de Ciências. Governamentalidade.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021845734-745

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008