A GOVERNAMENTALIDADE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Gilberlene Sousa Carvalho Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-AM
  • Mônica de Oliveira Costa Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-AM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021845734-745

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar de que modos o currículo de Ciências atua como ato de governo na Educação Infantil. Partimos de uma perspectiva pós-crítica a partir da análise do discurso de Foucault, de leituras e fichamentos e de um estudo de caso numa escola que se intitula como de educação democrática e integral. O presente trabalho foi desenvolvido durante a disciplina Concepções e Diretrizes Curriculares no Ensino de Ciências do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. A discussão construída até aqui nos possibilitou perceber, a partir do currículo de ciências, diversas formas de ver, dizer e sentir a ciência dentro desta escola, e sua atuação como forma de governamento das pessoas.

Palavras Chave: Currículo. Ensino de Ciências. Governamentalidade.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Carvalho, G. S., & Costa, M. de O. (2021). A GOVERNAMENTALIDADE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Valore, 6, 734–745. https://doi.org/10.22408/reva602021845734-745