CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA LEITURA DA TURMA DE 2019 NO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020848134-161Resumo
Este artigo aborda questões referentes aos fatores externos que contribuem dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do Centro de Preparação de Oficiais do Rio de Janeiro (CPOR/RJ), um Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, destacando o trabalho do psicopedagogo escolar do Centro. O problema a ser respondido é: como se dá a atuação do psicopedagogo escolar perante às dificuldades de aprendizagem dos alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe combatentes no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva no Rio De Janeiro? O objetivo do estudo consiste em analisar o trabalho deste militar, discorrendo sobre sua contribuição como facilitador da aprendizagem. A metodologia aplicada é qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para isso, são utilizados trabalhos de diversos autores e dados específicos do Centro, retratando a realidade dos discentes à luz das fontes pesquisadas. O trabalho estuda o psicopedagogo escolar e as dificuldades de aprendizagem, com o intuito de compreender as atribuições deste profissional no processo em questão. Pressupõe-se que o trabalho deste profissional pode interferir de maneira positiva no processo, que as dificuldades de aprendizagem podem ser consequências de diversos fatores atinentes ao Centro ou não e que há oportunidades de melhoria na atuação do psicopedagogo escolar do estabelecimento. Por fim, o artigo relaciona o trabalho deste profissional com a minimização das dificuldades apresentadas, observando algumas ações que podem ser adotadas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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