CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA LEITURA DA TURMA DE 2019 NO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO RIO DE JANEIRO

Daniel Luis Gomes dos Santos Silva

Resumo


Este artigo aborda questões referentes aos fatores externos que contribuem dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do Centro de Preparação de Oficiais do Rio de Janeiro (CPOR/RJ), um Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, destacando o trabalho do psicopedagogo escolar do Centro. O problema a ser respondido é: como se dá a atuação do psicopedagogo escolar perante às dificuldades de aprendizagem dos alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe combatentes no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva no Rio De Janeiro? O objetivo do estudo consiste em analisar o trabalho deste militar, discorrendo sobre sua contribuição como facilitador da aprendizagem. A metodologia aplicada é qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para isso, são utilizados trabalhos de diversos autores e dados específicos do Centro, retratando a realidade dos discentes à luz das fontes pesquisadas. O trabalho estuda o psicopedagogo escolar e as dificuldades de aprendizagem, com o intuito de compreender as atribuições deste profissional no processo em questão. Pressupõe-se que o trabalho deste profissional pode interferir de maneira positiva no processo, que as dificuldades de aprendizagem podem ser consequências de diversos fatores atinentes ao Centro ou não e que há oportunidades de melhoria na atuação do psicopedagogo escolar do estabelecimento. Por fim, o artigo relaciona o trabalho deste profissional com a minimização das dificuldades apresentadas, observando algumas ações que podem ser adotadas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLONE G.J. Dificuldades de aprendizagem. 2004. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/ . Acesso em 20 agosto 2020.

BOSSA, Nádia. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

_____________. Dificuldades de Aprendizagem: o que são? Como tratá-las? Porto

Alegre: Artmed,2000. CARRAHER, T.N.; SCHLIEMANN, A.D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez Editora, 1989. COLL, César, MARCHESI, Álvaro e PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Transtornos do Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. Trad. Fátima Murad- 2 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CORREIA, L. M.; Martins, A. P. (2000). Dificuldades de Aprendizagem – O que são? Como entendê-las? Biblioteca Digital, Coleção Educação. São Paulo: Porto Editora. SP: [s.n.], 2001.

COSTA, Margarete Teresinha de Andrade. Introdução a psicopedagogia. 1ª ed. Curitiba, PR: IESDE BRASIL, 2015.

DECEx. Normas para a Avaliação da Aprendizagem. 4ª Ed. Rio de Janeiro: 2019.

DESMIL. Perfil profissiográfico da DESMIL dos CPOR. Rio de Janeiro: 2017.

______. Regulamento dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva. Rio de Janeiro: 2014.

______. Regimento Interno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2014.

______. Normas Internas para a Avaliação da Aprendizagem. 1ª Ed. Rio de Janeiro: 2018.

______. Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino nos Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva. 3ª Ed. Rio de Janeiro: 2016.

______. Normas para o Planejamento e Gestão do Ensino nos Estabelecimentos de Ensino Subordinados à Diretoria de Ensino Superior Militar (NPGE). 3ª Ed. Rio de Janeiro: 2018.

______. Orientações para o Planejamento do Ensino nos OFOR. 1ª Ed. Rio de Janeiro: 2018. ELIAS, L. C. S. Crianças que apresentam baixo rendimento escolar e problemas de comportamento associados: caracterização e intervenção. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em psicologia. Ribeirão Preto, SP, Faculdade de Filosofia, Cências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: 2003.

ESCORIZA NIETO, J. Dificultades en el proceso de composición del discurso escrito. Madrid: Editorial Sintesis, 1998.

JOSÉ, Elisabete Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problema de aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Atica, 2001.

LEITE, S. A. S. O fracasso escolar no ensino de 1o grau. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.69, n.163, p.510-540, 1988.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

MELLO, G. N. Magistério de 1o Grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo, Cortez editora, 1983.

MORAIS, Regis de. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1986.

NAVARRO, Lisienne; GERVAI, Solange; NAKAYAMA, Antônia; PRADO, Alice da Silva. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Jorsen - Journal of Research in Special Educational Needs, v.16, n.1, 2016. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12267. Acesso em 26 de março de 2020.

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Aprendizagem do aluno adulto: implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: Intersaberes, 2012.

PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1992.

PATERRA, Marcos Tadeu Garcia e RODRIGUES, Silvestre Coelho. Atuação do psicopedagogo nos diversos e complexos contextos de dificuldades de aprendizagem nas instituições escolares. Disponível em http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509155753.pdf. Acessado em 08 de agosto de 2019.

PATTO, Maria H.S. A produção do fracasso escolar: história de submissão e rebeldia. 4 reimpressão, São Paulo: Ed. T. A. Queiroz Ltda., 1996. SANTOS, L. C. e MARTURANO, E. M. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 12, n. 2, 1999.

SCOZ, B., JUDETH L. et al. Psicopedagogia: contextualizadação, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SMITH, Corine; STRICK Lisa. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Tradução Dayse Batista – Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. - Curitiba: Ibpex, 2011.

SILVA, Andressa Jully Bento de Medeiros. O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem. Disponível em http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74460608/esp-andressajullybentodemedeirossilva-111021165426-phpapp02.pdf. Acessado em 07 de agosto de 2020.

SISTO, Fermino Fernandes. Contribuições do construtivismo à psicopedagogia. In: SISTO, Fermino Fernandes; OLIVEIRA, Gislene de Campos (Orgs). Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico nº 139, dezembro de 2012.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc. Campinas, vol. 28, nº 101, set/dec, 2007.Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101. Pdf. Acesso em: 09 abr.2020. WEISS, L.M.L.L.Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: D.P & A. 1997.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020848134-161

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008