OPERAÇÃO ACOLHIDA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DOCUMENTOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM OPERAÇÕES

Wilson Bernardo Alves

Resumo


O estudo versará sobre confecção da documentação de comunicação social em operações militares. O foco deste trabalho está na importância da gestão dos documentos de comunicação social em operações elaborados pela Força Tarefa Logística Humanitária Roraima durante a Operação Acolhida. O objetivo do trabalho é discutir quais são os impactos da elaboração de documentos de comunicação social, mediado pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx) para favorecer a comunicação com o público alvo durante a operação. Sendo assim, os documentos de comunicação social em operações militares são de significativa importância, pois buscam dar informações a opinião pública acerca da missão a ser realizada, bem como de informar a cadeia de comando sobre fatos que possam repercutir de maneira negativa a fim de que sejam mitigados pela mesma ou por outros vetores de capacidades relacionadas à informação nas operações de amplo espectro. Dessa forma, o trabalho visa responder qual impacto de um documento de comunicação social em uma operação e quais seriam as consequências de um documento mal elaborado para a imagem de uma operação. Como resultado do projeto espera-se entender que a elaboração dos documentos de comunicação social pode proporcionar o desenvolvimento de ações a fim de criar um ambiente favorável à tropa que atua na operação bem como apoio de diversos órgãos, a partir do momento que se observa a seriedade na condução das ações através dos referidos documentos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70.

BRASIL. A Operação Acolhida, Brasília, DF: Casa Civil, [2018] Disponível em: https://www.gov.br/acolhida/historico. Acesso em: 02 set 2020.

BRASIL. Caderno de Comunicação Social FALANDO COM A IMPRENSA, Brasília, Exército Brasileiro, 2012

BRASIL. Manual de Campanha C 45-1 – Comunicação Social – 1ª Edição, Estado-Maior do Exército.

BRASIL. Manual de Fundamentos – Comunicação Social, 2ª Ed., EB, 2017

BRASIL. Manual Técnico – Técnicas e Procedimentos de Comunicação Social - EB10-MT-11.001, Centro de Comunicação Social do Exército, 1ª Ed., 2017.

BRASIL. Plano de Comunicação Social do Exército 2014, Centro de Comunicação Social do Exército.

NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e

NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, 2010.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020849210-221

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008