CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA E COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE MULHERES DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Sonaly Maira Veiga de Freitas, Luciene Alencar Firmo Abrantes, Larissa Lira Guimarães

Resumo


Este artigo objetivou analisar a relação entre conflito trabalho-família e comprometimento com a carreira, a partir da percepção de mulheres docentes de uma IES em Campina Grande -PB. O estudo de caso foi a estratégia utilizada para a pequisa empírica, com a realização de visitas a uma Instituiçao de Ensino Superior localizada na cidade de Campina Grande – PB, a partir das quais ocorreram a aplicação de um questionário entre um grupo de 45 professoras. Os dados foram analizados com base no referencial teórico, assim como nas dimensões apresentadas por Aguiar (2012) e nas escala construída por Carson e Bedeian (1994). Os resultados encontrados nos levaram a concluir que as demandas do trabalho interferem mais na família, do que as demandas familiares interferem no trabalho das docentes. Considerando o conflito trabalho-família e o comprometimento com a carreira, tem-se que a falta de equilíbrio entre esses dois pilares, refletem no grau de comprometimento com a carreira. A relação entre conflito trabalho-família e comprometimento com a carreira pode ser bilateral, de modo que tanto o conflito trabalho-família pode interferir no grau de compromisso do indivíduo com a organização, quanto o comprometimento com a sua profissão pode ser o fator gerador do conflito.
Palavras-chave: Conflito trabalho-família. Carreira. Mulheres.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMO, Laís Wendel. A inserção da mulher no mercado de trabalho: uma força de trabalho secundária? Tese (Sociologia) 327 p. Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

AGUIAR, Carolina Villa Nova. Conflito trabalho-família e comprometimento organizacional: um estudo com trabalhadores de diferentes segmentos produtivos. 2012. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

ALLEN, N. J.; MEYER, J. P. Construct validation in organizational behavior research: the case or organizational commitment. In: GOFFIN, R. D.; HELMES, E. (Ed.) Problems and solutions in human assessment: Honoring Douglas N. Jackson at seventy. Nor well, MA: Kluwer Academic Publishers, Boston, 2000. p. 285-314.

ALVES, José Eustáquio Diniz. Número de famílias chefiadas por mulheres dobrou em 15 anos. Disponível em: Acesso em 22 de agosto de 2018.

ALVESSON, M. Do we have something to say? From re-search to roi-search and back again. Oganization, v. 20 n. 1, p. 79-90, 2012.

ANDRADE, Rayana Santedicola; FERNANDES, Sônia Regina Pereira; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Bem-estar subjetivo e comprometimento com a carreira: examinando suas relações entre professores de ensino superior. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 2, pp. 47-60, jul./dez. 2013.

ARAÚJO, E. T.; MOREIRA, M. A.; GOMES, S. C.; LOURENCO, M. L. P. A. Fatores de decisão de carreira durante a graduação. EnANPAD, São Paulo / SP - 01 a 04 de Outubro de 2017.

BASTOS, A. V. B. Comprometimento no trabalho: identificando padrões de comprometimento do trabalhador com a organização, a carreira e o sindicato. In: XIX ENANPAD – Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. 1995, João Pessoa. Anais...Rio de Janeiro: 1995.

BASTOS, A. V. B. Múltiplos comprometimentos no trabalho: a estrutura dos vínculos do trabalhador coma organização, a carreira e o sindicato. 1994. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília, Brasília, 1994.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202085212-26

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008