CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA E COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE MULHERES DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Autores

  • Sonaly Maira Veiga de Freitas *UNESC Faculdades, Campina Grande, PB, Brasil
  • Luciene Alencar Firmo Abrantes *UNESC Faculdades, Campina Grande, PB, Brasil
  • Larissa Lira Guimarães UNESC Faculdades, Campina Grande, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva50202085212-26

Resumo

Este artigo objetivou analisar a relação entre conflito trabalho-família e comprometimento com a carreira, a partir da percepção de mulheres docentes de uma IES em Campina Grande -PB. O estudo de caso foi a estratégia utilizada para a pequisa empírica, com a realização de visitas a uma Instituiçao de Ensino Superior localizada na cidade de Campina Grande – PB, a partir das quais ocorreram a aplicação de um questionário entre um grupo de 45 professoras. Os dados foram analizados com base no referencial teórico, assim como nas dimensões apresentadas por Aguiar (2012) e nas escala construída por Carson e Bedeian (1994). Os resultados encontrados nos levaram a concluir que as demandas do trabalho interferem mais na família, do que as demandas familiares interferem no trabalho das docentes. Considerando o conflito trabalho-família e o comprometimento com a carreira, tem-se que a falta de equilíbrio entre esses dois pilares, refletem no grau de comprometimento com a carreira. A relação entre conflito trabalho-família e comprometimento com a carreira pode ser bilateral, de modo que tanto o conflito trabalho-família pode interferir no grau de compromisso do indivíduo com a organização, quanto o comprometimento com a sua profissão pode ser o fator gerador do conflito.
Palavras-chave: Conflito trabalho-família. Carreira. Mulheres.

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Referências

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Freitas, S. M. V. de, Abrantes, L. A. F., & Guimarães, L. L. (2021). CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA E COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE MULHERES DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES). Revista Valore, 5, 12–26. https://doi.org/10.22408/reva50202085212-26