VIVÊNCIAS DE UMA PEÇA TEATRAL: ARARA, GRALHA E PINHÃO, ATÉ QUANDO EXISTIRÃO?
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218731157-1170Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a construção e apresentação de uma peça de teatro científico voltada para a divulgação da ciência intitulada Arara, gralha e pinhão, até quando existirão?. Apoiados na necessidade de se pensar e compartilhar formas de promover a divulgação da ciência e, considerando o teatro científico um meio para essa divulgação, no presente texto apresentamos a experiência de uma peça teatral, passando pela caracterização do grupo, a apresentação do texto e sua adaptação para a peça teatral, a construção e a experiência dos personagens, a direção da peça, as apresentações realizadas e as percepções dos espectadores. O relato propicia que novas formas de divulgar a ciência possam ser incentivadas e desenvolvidas, além de historicizar este processo de divulgaçãoDownloads
Referências
ABREU, A. R. P. Estratégias de desenvolvimento
científico e tecnológico e a difusão da ciência no Brasil.
In: CRESTANA, S. (Org.). Educação para a ciência:
curso para treinamento em centros e museus de ciência.
São Paulo: Livraria da Física, 2001. p. 23-28.
BARBACCI, S. From the Golem to artificial
intelligence: science in the theatre for an existential
reflection. Journal of Science Communication, Trieste,
v. 1, n. 3, p. 87-96, 2002.
______. Science and theatre: a multifaceted relationship
between pedagogical purpose and artistic expression. In:
INTERNATIONAL CONFERENCE ON
PUBLICCOMMUNICATION OF SCIENCE AND
TECHNOLOGY, 8., 2004, Barcelona. Proceedings...
Disponível em:
http://www.pantaneto.co.uk/issue19/barbacci.htm .
Acesso em: 12 nov. 2019.
BIÃO, A. J. C. Etnocenologia e a cena baiana: textos
reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.
Disponível em:
http://www.teatro.ufba.br/gipe/arquivos_pdf/ETNOCEN
OLOGIA1.pdf. Acesso em: 09 out. 2019.
GUNDERSON, L. Science plays come of age. The
Scientist, Midland, 28 Jul. 2006. Disponível em:
http://www.the-scientist.com/news/display/24160/
Acesso em: 12 out. 2019.
LOPES, T. Luz, arte, ciência... ação! História, Ciências,
Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 401-18,
Suplemento
MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de
Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. 177f.
Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –
IBICT e Escola de Comunicação, Universidade Federal
do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.
MASSARANI, L. A divulgação científica, o marketing
científico e o papel do divulgador. In: SOUZA, C. M.
(Org.). Comunicação ciência e sociedade: diálogos de
fronteira. Taubaté: Cabral Editora: Livraria
Universitária, 2004. p. 81-94.
MASSARANI, L.; ALMEIDA, C. Arte e ciência no
palco. História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de
Janeiro, v. 13, p. 233-246, out. 2006. Suplemento
MATEUS, A. L. et al. Frankenstein: ensinando ciência
através da arte. In: SIMPÓSIO NACIONAL DO
ENSINO DE FÍSICA, 16., 2005, Rio de Janeiro.
Resumos... Disponível em:
http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_frankensteine
nsinandocie.trabalho.pdf . Acesso em: 12 out. 2019.
Freire e Guimarães
Revista Valore, Volta Redonda, 6 (Edição Especial): 1157-1170, 2021 1170
MATOS, C. (Org.). Ciência e arte: imaginário e
descoberta. São Paulo: Terceira Margem, 2003.
MONTENEGRO, B. FREITAS, A. L. P.,
MAGALHÃES, P. J. C., SANTOS, A. A., VALE, M. R.
O papel do teatro na divulgação científica: a experiência
da seara da ciência. Ciência & Cultura, São Paulo, v.
, n. 4, p. 31-32, 2005. Disponível em:
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext
&pid=S0009-67252005000400018. Acesso em: 04 nov.
MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M.. Teatro de
temática científica: conceituação, conflitos, papel
pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação,
Bauru, v. 21, n. 2, p. 511-523, 2015.
MOREIRA, L. M. O teatro em museus e centros de
ciências: uma leitura na perspectiva da alfabetização
científica. 2013. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) –
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2013.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva,
PLAZA, J. Arte e Ciência: uma consciência. ARS. São
Paulo, v. 1, n. 1, p. 37-47, 2003.
SARAIVA, C. C. Teatro científico e ensino da
química. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em
Química para o Ensino) – Faculdade de Ciências,
Universidade do Porto, Porto, 2007.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P.
Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica.
Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.
, n. 1, p. 59-77, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.