CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Autores

  • Leonardo Deosti Deosti Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR – Brasil
  • Hercília Alves Pereira de Carvalho Carvalho Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR – Brasil
  • Shalimar Calegari Zanatta Programa de Pós-Graduação PPIFOR: Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí – PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218741171-1184

Resumo

O ensino de Física, com raras exceções, é pautado em aulas tradicionais, nas quais o professor expõe o conteúdo e na sequência os alunos resolvem exercícios. Embora esta metodologia seja considerada ineficiente é amplamente utilizada pelos professores que ministram a disciplina de Física. Com o objetivo de romper com esta prática, apresentamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, de oito aulas, sobre ondas eletromagnéticas, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Acreditamos que a contextualização é um elemento importante para a aprendizagem; Neste sentido, esperamos que empregando esta metodologia os alunos possam estabelecer conexões entre o conhecimento formal e o cotidiano. Palavras Chave: Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. Contextualização

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Deosti, L. D., Carvalho, H. A. P. de C., & Zanatta, S. C. (2021). CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS. Revista Valore, 6, 1171–1184. https://doi.org/10.22408/reva6020218741171-1184