CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Leonardo Deosti Deosti, Hercília Alves Pereira de Carvalho Carvalho, Shalimar Calegari Zanatta

Resumo


O ensino de Física, com raras exceções, é pautado em aulas tradicionais, nas quais o professor expõe o conteúdo e na sequência os alunos resolvem exercícios. Embora esta metodologia seja considerada ineficiente é amplamente utilizada pelos professores que ministram a disciplina de Física. Com o objetivo de romper com esta prática, apresentamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, de oito aulas, sobre ondas eletromagnéticas, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Acreditamos que a contextualização é um elemento importante para a aprendizagem; Neste sentido, esperamos que empregando esta metodologia os alunos possam estabelecer conexões entre o conhecimento formal e o cotidiano. Palavras Chave: Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. Contextualização

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218741171-1184

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008