PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS

Leonilda do Nascimento da Silva, Cassia Patricia Muniz de Almeida, Maria Sônia Silva Oliveira Veloso

Resumo


Este trabalho destaca a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Problemática: O uso da Plataforma Moodle, como suporte de apoio e acompanhamento do ensino, poderá facilitar a captação de significados no processo de formação de conceitos de Ciências? Objetivo: Avaliar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, como instrumento de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física no 9° ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, participante e de campo, onde mostrou-se eficiente na aquisição, assimilação e ressignificação de conceitos de Ciências. O resultado mostrou que o Moodle apresenta recursos que permitem facilitar o ensino de conteúdos escolares, tornando o processo de aprendizagem menos cansativo e mais dinâmico e ao mesmo tempo, a captação de significados, mediada por essa ferramenta, torna-se potencialmente significativa.

Palavras-chave: AVA, UEPS, Ensino de Ciências.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218751185-1199

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008