PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Leonilda do Nascimento da Silva Pós - Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal de Roraima; Boa Vista. RR–Brasil
  • Cassia Patricia Muniz de Almeida Pós - Graduação em Educação e Ensino de Ciencias, Universidade Estadual de Roraima; Boa Vista. RR–Brasil
  • Maria Sônia Silva Oliveira Veloso Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil; Rio Grande do Sul. RS–Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218751185-1199

Resumo

Este trabalho destaca a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Problemática: O uso da Plataforma Moodle, como suporte de apoio e acompanhamento do ensino, poderá facilitar a captação de significados no processo de formação de conceitos de Ciências? Objetivo: Avaliar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, como instrumento de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física no 9° ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, participante e de campo, onde mostrou-se eficiente na aquisição, assimilação e ressignificação de conceitos de Ciências. O resultado mostrou que o Moodle apresenta recursos que permitem facilitar o ensino de conteúdos escolares, tornando o processo de aprendizagem menos cansativo e mais dinâmico e ao mesmo tempo, a captação de significados, mediada por essa ferramenta, torna-se potencialmente significativa.

Palavras-chave: AVA, UEPS, Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Silva, L. do N. da, Almeida, C. P. M. de, & Veloso, M. S. S. O. (2021). PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS. Revista Valore, 6, 1185–1199. https://doi.org/10.22408/reva6020218751185-1199