PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218751185-1199Resumo
Este trabalho destaca a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Problemática: O uso da Plataforma Moodle, como suporte de apoio e acompanhamento do ensino, poderá facilitar a captação de significados no processo de formação de conceitos de Ciências? Objetivo: Avaliar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, como instrumento de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física no 9° ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, participante e de campo, onde mostrou-se eficiente na aquisição, assimilação e ressignificação de conceitos de Ciências. O resultado mostrou que o Moodle apresenta recursos que permitem facilitar o ensino de conteúdos escolares, tornando o processo de aprendizagem menos cansativo e mais dinâmico e ao mesmo tempo, a captação de significados, mediada por essa ferramenta, torna-se potencialmente significativa.
Palavras-chave: AVA, UEPS, Ensino de Ciências.
Downloads
Referências
ADAMS, N. B. The knowledge development
model: responding to the changing landscape of
learning in virtual environments. United State:
International Conference On Cognition And
Exploratory Learning In Digital Age, 2017.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a
cognitive view. New York: Holt, Rinehart and
Winston, 1968.
EVANGELISTA, T. B. N.; GONÇALVES, P. R. O
uso da tecnologia como uma ferramenta para
despertar o interesse por aprender: um estudo
de caso prático. Revista Tecnologias na Educação,
Rio Claro, v. 9, 12 p., 2013.
GOMES, E. C.; CASTRO, W. S.; ROCHA, A. S. O
ensino de Física interativo: blog, ferramenta de
aprendizagem do século XXI. Experiências em
Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 154-168, 2018.
LEÃO, M. F.; REHFELDT, M. J. H.; MARCHI,
M. I. O uso de um ambiente virtual de
aprendizagem como ferramenta de apoio ao
ensino presencial. Abakós, v. 2, n. 1, p. 32-51,
nov. 2013.
MANASSI, N. P.; NUNES, C. S.; BAYER, A.
Uma unidade de ensino potencialmente
significativa (ueps) no contexto do ensino de
matemática financeira. Educação Matemática em
Revista – EMR, v. 2, n. 15, p. 54-62, 2014.
MORÁN, J.M. O vídeo na sala de aula.
Comunicação e Educação. v. 2, n. jan.-abr., p. 27-
, 1995
MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. Noções Básicas
de Epistemologia e Teorias de Aprendizagem:
como subsídios para a organização de sequência
de Ensino – Aprendizagem em Ciências/Física.
São Paulo: Livraria da Física, 2016.
PIMENTA, F. F.; ALMEIDA, B. S. R. de.
Interface e ferramentas do Moodle: a
experiência do usuário em práticas colaborativas
gamificadas. Anais do Encontro Virtual de
Documentação em Software Livre e Congresso
Internacional de Linguagem e Tecnologia Online,
[S.l.], v. 4, n. 1, 7 p., jun. 2015.
PONTES, C. Uma geração digital? A influência
familiar na experiência mediática de
adolescentes. Sociologia, Problemas e Práticas, n.
, p. 31-50, 2011.
RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala
de aula. Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de
Ciências Sociais – UEL, Londrina, v. 1, n. 2, 16 p.,
jul./dez. 2012.
SAMPAIO, I. S. O simulador phet como recurso
metodológico no ensino de reações químicas no
primeiro ano do ensino médio com aporte na
teoria de Ausubel. 2017. 104 f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) -
Aluna, da Universidade Estadual de Roraima, 2017.
SANTOS G. K. V.; CALDAS, R. L. . Uso de jogo
Quiz on-line como ferramenta motivadora na
resolução de questões de Física: Ensino de
Física. Tecnologias Digitais. Jogos on-line.. Norte
Fluminence: [s.n.], 2016.
SEEGGER, V.; CANES, S. E.; GARCIA, C. A. X.
Estratégias tecnológicas na prática pedagógica.
Monografias Ambientais REMOA/UFSM, São
Gabriel, v. 8, n. 8, p. 1887-1899, ago. 2012.
SILVA, J. B. O vídeo como recurso didático.
Orientador: Marise Xavier Gonçalves. 2009. 26 f.
O VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO
(Especialista em Mídias na Educação) - Aluna
Programa de Formação Continuada em Mídias na
Educação, da Universidade Federal do Rio Grande,
Chuí/RS, 2009
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas
ferramentas pedagógicas para o professor na
atualidade. 9.ed. rev. amp. São Paulo: Érica, 2012.
TERRA, C. B.; WILDNER, M. C. S. Ambiente
virtual Moodle como ferramenta de apoio ao
ensino presencial em curso técnico. Revista
Tecnologias na Educação, Lajeado, ano 9, v. 23, n.
, p. 1-14, dez. 2017.
TESTA, A. G. B.; KOBAYASH, M. C. M.
Projetos e práticas de formação de professores:
comunicação científica. São Paulo: [s.n.], 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.