ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PROGRESSISTA E CONSERVADORA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL PARANAENSE

Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Lorraine Mori, Neide Maria Michellan Kiouranis, Álvaro Lorencini Júnior

Resumo


O artigo discute as concepções sobre avaliação de professores da rede estadual paranaense de ensino, com o objetivo de investigar o que estes professores compreendem sobre o processo de avaliar. Para isto, confrontamos os pareceres produzidos pelos professores com nossos referenciais teóricos, analisando-os de acordo com as concepções de avaliação que designamos como progressista ou conservadora. Ao fazer essas análises, reconhecemos ser importante compreender a avaliação, numa concepção construtivista, visando o aluno como um ser incondicional, individual e autônomo, além de considerá-la um processo contínuo. De forma geral, averiguamos que o “fenômeno avaliação” ainda é indefinido e percebido de modo tradicional/conservador.

Palavras Chave: Avaliar. Conservador. Progressista.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218761200-1210

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008