ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PROGRESSISTA E CONSERVADORA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL PARANAENSE

Autores

  • Letícia Gonçalves Brambilla Santos Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Lorraine Mori Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Neide Maria Michellan Kiouranis
  • Álvaro Lorencini Júnior Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218761200-1210

Resumo

O artigo discute as concepções sobre avaliação de professores da rede estadual paranaense de ensino, com o objetivo de investigar o que estes professores compreendem sobre o processo de avaliar. Para isto, confrontamos os pareceres produzidos pelos professores com nossos referenciais teóricos, analisando-os de acordo com as concepções de avaliação que designamos como progressista ou conservadora. Ao fazer essas análises, reconhecemos ser importante compreender a avaliação, numa concepção construtivista, visando o aluno como um ser incondicional, individual e autônomo, além de considerá-la um processo contínuo. De forma geral, averiguamos que o “fenômeno avaliação” ainda é indefinido e percebido de modo tradicional/conservador.

Palavras Chave: Avaliar. Conservador. Progressista.

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Referências

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Santos, L. G. B., Mori, L., Kiouranis, N. M. M., & Lorencini Júnior, Álvaro. (2021). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PROGRESSISTA E CONSERVADORA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL PARANAENSE. Revista Valore, 6, 1200–1210. https://doi.org/10.22408/reva6020218761200-1210