O IMPACTO DO ENSINO EM CIÊNCIA A ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Mariana Mendonça da Silva, Guilherme Rodriguez Amando, Melissa Alves Braga de Oliveira, Maria Elisa Calcagnotto, Maria Paz Loayza Hidalgo

Resumo


A compreensão do método científico e o desenvolvimento de competências crítico- investigativas pelos adolescentes pode repercutir positivamente no seu enfrentamento à pandemia do coronavírus. Com o objetivo de avaliar esse e outros aspectos, os participantes do programa IC Jr. (programa que traz estudantes do ensino médio em contato com estudantes, pesquisadores e professores da universidade) responderam a um questionário avaliativo contendo perguntas objetivas e dissertativas acerca do seu interesse na ciência, na pesquisa e no programa, bem como questões relacionando o seu aprendizado ao momento atual. 94,7% dos alunos referiu que, após entrar no programa, o interesse pela ciência e pesquisa havia aumentado. 68,4% assinalaram que o programa havia lhes ajudado a lidar melhor com a pandemia do coronavírus. Na análise dos textos produzidos pelos alunos, ganharam destaque as palavras ciência, pesquisa, conhecimento, entender e compreender. Os resultados sugerem que o programa estreitou as relações entre o aluno e a ciência, aumentando a procura por informações relacionadas à pandemia em fontes confiáveis ao invés do uso do senso comum.

Palavras-chave: Ensino médio - pandemia - ensino - ciência – pesquisa

 

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202088316-25

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008