ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA

Michelle Katiuscia Melo Mota, Elaine Aparecida Takamatu Watanabe

Resumo


A pandemia causada pelo novo coronavírus adquiriu grandes proporções e seu impacto na sociedade acadêmica culminou em suspensão de aulas presenciais e a implantação de uma nova modalidade de ensino mediado por tecnologia digital: o Ensino Remoto Emergencial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sobre as dificuldades e desafios dos docentes no manejo do ensino remote, Apresentando como pergunta norteadora: Quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes durante o planejamento e uso do ensino remoto no periodo da pandemia COVID-19 ?, o levantamento dos artigos se deu nas bases de dados como: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Institute of Education Sciences (Eric) , assim como uma busca de textos cientificos pelo acesso às revistas eletrônicas disponíveis no portal de periódicos CAPES. Resultados :Foram encontrado no total 24 artigos, em seguida foi feita uma pré seleção a partir da leitura na íntegra dos resumos, a qual foram selecionado 8 artigos cujo conteúdo contemplaram os descritores, palavras chave. Considerações finais: estudo conclui que o novo modelo provocou vários desafios incluindo sentimentos de angústia, inquietações, inseguranças, dúvidas e sobrecarga de trabalho a categoria docente. Por outro lado o novo contexto laboral corrobora para aquisição de novas experiências, novas estrátegia metodológicas que direcionam a aprendizagem dos professores.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Pandemias, Docente

 

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na unicamp – Brasil. Linha mestra, n.41a, p.52-62, set.2020 [citado em 23/02/2021; disponivel em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392 doi: https://doi.org/10.34112/1980- 9026a2020n41ap52-62

ARAÚJO, D.L. Entrevista os desafios do ensino remoto na educação básica. Revista Leia Escola. Campina Grande, v. 20, n. 1, 2020 – ISSN 2358-5870

Bandura A, Azzi RG, Polydoro S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. 176 p.; .23cm.

BASTOS, M.C. et al. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. REME - Rev Min Enferm. 2020[citado em 22/02/2021;24:e-1335. Disponível em: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1495DOI: 10.5935/1415.2762.20200072

BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. [CITADO em 21/02/2021; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BERNARDES, C.M.R. et al. Transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial nos cursos de graduação da unievangélica durante a pandemia de covid-19. In: 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 2020, Anapólis. Anais…Anapólis

GARCIA, T.C.M. et. al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

GODOI, M.; KAWASHIMA, L.B.; GOMES, L.D.A.; CANEVA, C. O ensino remoto

durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e4309108734, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI:

http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. 2020 [CITADO em 23/02/2021; Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote- teaching-and-online-learning

SARAIVA, K.;TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, August 2020. [CITADO em 23/02/2021; Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343893628_A_educacao_em_tempos_de_CO VID-19_ensino_remoto_e_exaustao_docente




DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202088539-47

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008