ANALISAR AS AÇÕES DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO ALÉM DOS MUROS NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID 19 DA FACULDADE DA AMAZÔNIA
Resumo
A pesquisa visa realizar uma análise na educação da Administração no período de pandeia do COVID- 19 da Faculdade da Amazônia. Como objetivo geral a pesquisa se propõe em analisar as ações de integração no ensino em Administração além dos muros no período de pandemia do COVID 19 da Faculdade da Amazônia. A metodologia caracteriza-se como sendo descritiva, de caráter misto. As coletas de dados ocorreram utilizando a pesquisa bibliográfica e enquete. A faculdade conta no ano de 2020 com quatro turmas (1, 3, 5 e 7 semestres) totalizando 84 alunos, como amostra foi realizada a pesquisa com 27 alunos, dos referidos semestres citados anteriormente, que de forma voluntaria aderiram a pesquisa. A enquete foi viabilizada cor um questionário na plataforma Google forms. Os dados foram codificados no excel e tiveram suas análises levando Com a pesquisa foi possível concluir que a Faculdade da Amazônia com dedicação dos professores e a utilização da tecnologia, conseguiram realizar o semestre 2020.1; além disso, foi possível diagnosticar que os alunos consideram seus envolvimentos e aprendizagem foi bom. No entanto, apresentaram como maior dificuldade o acesso à internet.
Palavras-chave: Administração; Educação; Pandemia.
Texto completo:
PDFReferências
BRANSON, R.K. Issues in the Design of Schooling: Changing the Paradigm. Educational Technology, 30(4): 7-10, April, 1990.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A.. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência E Tecnologia. Ponta Grossa -PR, 2009. Disponível
em:. Acesso em: 05de junho de 2020.
CASTANHA, D.; CASTRO M. B. A necessidade de refletir sobre as estratégias pedagógicas para atender à aprendizagem da Geração Y. Revista de Educação do Cogeime. Ano 19, n. 36, janeiro/junho, 2010. Disponível em: . Acessado em 20 de julho de 2020
CFA. Historia da profissão. 2019. Disponível em: Acessado em: 19/12/2019
CFA. Historia da profissão jubileu dos 50 anos. 2019. Disponível em: Acessado em: 19/12/2019
FAAM. Site oficial da Faculdade da Amazônia. Disponível em:
. Acesso em 18 de junho de 2020.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 29º. Edição. Ed. Paz e Terra S/.A, 2006.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.
Sinopse Estatistica da Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em
< http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acessado em 30 de agosto de 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.
Censo da educação superior, 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em
< http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_s uperior_2018-notas_estatisticas.pdf>. Acessado em 30 de agosto de 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica, 6. ed., São Paulo: Atlas, 2005.
MOREIRA, A. D.. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. Revisão de Janice Yunes Perim. 1 ed. 2ª tiragem. São Paulo: Pioneira, 2000.
MCCRINDLE, M. Understanding Generation Y. Australia: The Australian Leadership Foundation, 2006.
PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 10. Ed. revisada e ampliada. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.
SAMPIERI, H.; COLLADO , C.; LUCIO, M.. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia “Infância e Praticas Educativas”. Maringá, PR, 2007. Disponível:
.
Acesso em: 04 julho de 2020
TEIXEIRA, M. (2002). Prática docente e autonomia do aluno: uma relação a ser construída em cursos de graduação. Tese de Doutorado. São Paulo, 2002.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação. Piracicaba:
UNIMEP, 1998. Disponível no site: Acessado em 10 de agosto de 2020.
VEIGA, I. Aula universitária e inovação. In: Veiga, I. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000, p. 161-192.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 12. ed., São Paulo: Atlas, 2010.
DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202088648-63
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.