ANALISAR AS AÇÕES DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO ALÉM DOS MUROS NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID 19 DA FACULDADE DA AMAZÔNIA

Diego Ventura Magalhães, Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreira, Luiz Reis Ferreira Neto, Luciana Tupinamba Dessy, Rayanny Cardoso Moreira

Resumo


A pesquisa visa realizar uma análise na educação da Administração no período de pandeia do COVID- 19 da Faculdade da Amazônia. Como objetivo geral a pesquisa se propõe em analisar as ações de integração no ensino em Administração além dos muros no período de pandemia do COVID 19 da Faculdade da Amazônia. A metodologia caracteriza-se como sendo descritiva, de caráter misto. As coletas de dados ocorreram utilizando a pesquisa bibliográfica e enquete. A faculdade conta no ano de 2020 com quatro turmas (1, 3, 5 e 7 semestres) totalizando 84 alunos, como amostra foi realizada a pesquisa com 27 alunos, dos referidos semestres citados anteriormente, que de forma voluntaria aderiram a pesquisa. A enquete foi viabilizada cor um questionário na plataforma Google forms. Os dados foram codificados no excel e tiveram suas análises levando Com a pesquisa foi possível concluir que a Faculdade da Amazônia com dedicação dos professores e a utilização da tecnologia, conseguiram realizar o semestre 2020.1; além disso, foi possível diagnosticar que os alunos consideram seus envolvimentos e aprendizagem foi bom. No entanto, apresentaram como maior dificuldade o acesso à internet.

Palavras-chave: Administração; Educação; Pandemia.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRANSON, R.K. Issues in the Design of Schooling: Changing the Paradigm. Educational Technology, 30(4): 7-10, April, 1990.

CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A.. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência E Tecnologia. Ponta Grossa -PR, 2009. Disponível

em:. Acesso em: 05de junho de 2020.

CASTANHA, D.; CASTRO M. B. A necessidade de refletir sobre as estratégias pedagógicas para atender à aprendizagem da Geração Y. Revista de Educação do Cogeime. Ano 19, n. 36, janeiro/junho, 2010. Disponível em: . Acessado em 20 de julho de 2020

CFA. Historia da profissão. 2019. Disponível em: Acessado em: 19/12/2019

CFA. Historia da profissão jubileu dos 50 anos. 2019. Disponível em: Acessado em: 19/12/2019

FAAM. Site oficial da Faculdade da Amazônia. Disponível em:

. Acesso em 18 de junho de 2020.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 29º. Edição. Ed. Paz e Terra S/.A, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.

Sinopse Estatistica da Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em

< http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acessado em 30 de agosto de 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.

Censo da educação superior, 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em

< http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_s uperior_2018-notas_estatisticas.pdf>. Acessado em 30 de agosto de 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica, 6. ed., São Paulo: Atlas, 2005.

MOREIRA, A. D.. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. Revisão de Janice Yunes Perim. 1 ed. 2ª tiragem. São Paulo: Pioneira, 2000.

MCCRINDLE, M. Understanding Generation Y. Australia: The Australian Leadership Foundation, 2006.

PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 10. Ed. revisada e ampliada. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.

SAMPIERI, H.; COLLADO , C.; LUCIO, M.. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia “Infância e Praticas Educativas”. Maringá, PR, 2007. Disponível:

.

Acesso em: 04 julho de 2020

TEIXEIRA, M. (2002). Prática docente e autonomia do aluno: uma relação a ser construída em cursos de graduação. Tese de Doutorado. São Paulo, 2002.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação. Piracicaba:

UNIMEP, 1998. Disponível no site: Acessado em 10 de agosto de 2020.

VEIGA, I. Aula universitária e inovação. In: Veiga, I. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000, p. 161-192.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 12. ed., São Paulo: Atlas, 2010.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202088648-63

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008