ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFLA

Marllon Moreti de Souza Rosa, Laise Vieira Gonçalves, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Antônio Fernandes Nascimento Junior

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar como o uso de metodologias não convencionais de ensino contribuem para despertar o interesse, o encanto e a participação de alunos de um curso pré-universitário da Universidade Federal de Lavras. As aulas foram realizadas no primeiro semestre de 2019 e as metodologias utilizadas foram: aulas Expositivas-dialogadas, Metodologia da problematização, Contextualização Histórico-filosófica da Ciência e Dinâmica de grupo. As aulas foram avaliadas pelos alunos e analisadas qualitativamente. Percebeu-se que o uso de metodologias não convencionais favoreceu a motivação, o encantamento e a participação dos alunos. Entendemos que tais fatores são fundamentais para o aprendizado dos mesmos possibilitando que eles compreendam a sociedade e atuem sobre ela.

Palavras Chave: Ensino de Biologia. Práticas pedagógicas. Metodologias não convencionais. Curso pré-universitário.

 


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218931376-1388

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008