ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFLA

Autores

  • Marllon Moreti de Souza Rosa
  • Laise Vieira Gonçalves
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho
  • Antônio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218931376-1388

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar como o uso de metodologias não convencionais de ensino contribuem para despertar o interesse, o encanto e a participação de alunos de um curso pré-universitário da Universidade Federal de Lavras. As aulas foram realizadas no primeiro semestre de 2019 e as metodologias utilizadas foram: aulas Expositivas-dialogadas, Metodologia da problematização, Contextualização Histórico-filosófica da Ciência e Dinâmica de grupo. As aulas foram avaliadas pelos alunos e analisadas qualitativamente. Percebeu-se que o uso de metodologias não convencionais favoreceu a motivação, o encantamento e a participação dos alunos. Entendemos que tais fatores são fundamentais para o aprendizado dos mesmos possibilitando que eles compreendam a sociedade e atuem sobre ela.

Palavras Chave: Ensino de Biologia. Práticas pedagógicas. Metodologias não convencionais. Curso pré-universitário.

 

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Rosa, M. M. de S., Gonçalves, L. V., Carvalho, L. M. O. de, & Nascimento Junior, A. F. (2021). ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFLA. Revista Valore, 6, 1376–1388. https://doi.org/10.22408/reva6020218931376-1388