ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU

Rodolfo Fortunato de Oliveira, Rodolfo Langhi

Resumo


O presente artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo elencar os conteúdos de astronomia presentes nos livros didáticos de ciências utilizados pelo sistema municipal de ensino de Bauru nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo, a pesquisa apresenta os avanços nos conteúdos de astronomia presentes nos livros, dialogando com a proposta da Base Nacional Comum Curricular e com os resultados das pesquisas da área de Educação em Astronomia e que novas pesquisas são necessárias afim de compreender como os sujeitos que fazem o uso desse recurso, alunos e professores, se veem representados e preparados no momento de escolha desse material na escola.

Palavras Chave: Educação em Astronomia. Livro Didático de Ciências. Ensino Fundamental I. Análise de Conteúdo

Texto completo:

PDF

Referências


ALHO, Kaleb Ribeiro; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes; SANTOS, Regina Mayara Olegario dos. Ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1521-1.pdf>. Acesso em 21 ago. 2018.

APPLE, Michael William. Trabalho docente e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARAI, Alexandre et al. Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma parceria entre universidade e escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1009-1025, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p1009/33000>. Acesso em 25 jan. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Polonia Atltoé; OLIVEIRA, Aline Alves de. Astronomia nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I. Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 3, p. 46-64, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2019.

CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, p. 101-113, 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172005000200101&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 23 jun. 2019.

COELHO, Franciele Braz de Oliveira; BULEGON, Ana Marli. Análise do tema astronomia, nos livros didáticos indicados pelo PNLD, dos anos iniciais do ensino fundamental. VIDYA: revista eletrônica, v. 33, n. 1, p. 117-128, 2013. Disponível em: < https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/249/225>. Acesso em: 30 ago. 2018.

FERNANDES, Telma Cristina Dias; NARDI, Roberto. Uma análise dos trabalhos sobre Educação em Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, p. 159-170, 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100009>. Acesso em: 23 jun. 2019

HOSOUME, Yassuko; LEITE, Cristina; DEL CARLO, Sandra. Ensino de astronomia no Brasil – 1850 a 1951– um olhar através do Colégio Pedro II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 189-204, 2010. Disponível em: < https://seer.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/8606/6545>. Acesso em: 04 out. 2018.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2018.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto – Livro didático e qualidade de ensino, v. 16, n. 69, p. 3 – 9, 1996. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2018.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2012.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n.1, p. 87 – 111, 2007. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055/12760>. Acesso em: 13 fev. 2019.

LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko. Astronomia nos livros didáticos de ciências da 1a. à 4a séries do ensino fundamental. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Valinhos, 1999. Atas... São Paulo: SBF, 1999. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2018.

LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko. Programa nacional do livro didático e a astronomia na educação fundamental. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, n. Extra, p. 2152-2157, 2009. Disponível em: < https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/294210>. Acesso em: 22 ago. 2018.

MARTINS, Isabela et al. Uma análise das imagens nos livros didáticos de ciências para o ensino fundamental. In: IV Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2003, Bauru. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2003. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2018.

NASCIMENTO, Fabrício; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728>. Acesso em: 12 jun. 2019.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Ibero-americana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003. Disponível em: < https://rieoei.org/RIE/article/view/2889>. Acesso em: 20 fev. 2019.

OLIVEIRA, Ana Paula da Silva. A contribuição do livro didático à prática docente de professores de ciências. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais... Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Educação, 2016. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7225_26092017152510.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2016

OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes; LEITE, Cristina. Ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Análise de Livros e Documentos Oficiais. In: III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2014, Curitiba. Atas... São Paulo: SAB, 2014. Disponível em: < https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2014_TCO19.pdf>. Acesso em 14 ago. 2018.

PEDRA, José Alberto. Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo. Em aberto, v. 12, n. 58, p. 30 – 37, 1993. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.

RHODEN, Fabieli Hertz; PAULETTI, Diogo. Análise conceitual e didática dos conteúdos de Astronomia apresentados em livros de ensino fundamental. In: Repositório Digital UFFS. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2018.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: ___ (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANDRIN, Maria de Fátima Neves; PUORTO, Giuseppe; NARDI, Roberto. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, 2005. Disponível em: Acesso em19 jun. 2019.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3, ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SPIASSI, Ariane; SILVA, Edianara Milkiewicz. Análise de livros didáticos de ciências: um estudo de caso. Trama, v. 4, n. 7, p. 45 – 54, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2018.

TREVISAN, Rute Helena; LATTARI, Cleiton Joni Benetti; CANALLE, João Batista Garcia. Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia dos livros de Ciências do primeiro grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 14, n. 1, p. 7-16, 1997. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7037>. Acesso em: 11 fev. 2019.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218981586-1600

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008