ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU

Autores

  • Rodolfo Fortunato de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP – Brasil
  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218981586-1600

Resumo

O presente artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo elencar os conteúdos de astronomia presentes nos livros didáticos de ciências utilizados pelo sistema municipal de ensino de Bauru nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo, a pesquisa apresenta os avanços nos conteúdos de astronomia presentes nos livros, dialogando com a proposta da Base Nacional Comum Curricular e com os resultados das pesquisas da área de Educação em Astronomia e que novas pesquisas são necessárias afim de compreender como os sujeitos que fazem o uso desse recurso, alunos e professores, se veem representados e preparados no momento de escolha desse material na escola.

Palavras Chave: Educação em Astronomia. Livro Didático de Ciências. Ensino Fundamental I. Análise de Conteúdo

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Oliveira, R. F. de, & Langhi, R. (2021). ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU. Revista Valore, 6, 1586–1600. https://doi.org/10.22408/reva6020218981586-1600