OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020901222-237Resumo
A busca por novas práticas didáticas na sala de aula aliadas com recursos tecnológicos digitais é um desafio para muitos professores. No entanto é preciso que o professor faça um planejamento na escolha de qual metodologia será utilizada na sua aula, visando a promoção da aprendizagem ativa dos estudantes. Levando em consideração a importância do protagonismo do estudante e o papel do professor em proporcionar novas formas de construção do conhecimento, este trabalho se propõe apresentar as vantagens do uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), bem como analisar as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino. Para isso foi feito uma revisão bibliográfica do assunto e um questionário para verificar o nível de conhecimento dos professores sobre Aprendizagem Baseada em Projetos e recursos tecnológicos digitais.Downloads
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003. MORAN, José Manuel. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/desaf_int.pdf>Acesso em: 20 jul. 2019. MORAN, José. Por onde começar a transformar nossas escolas? São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2017. Acesso em: 15/07/2018 Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/04/come%C3%A7ar.pdf
PAULA, V. R. D. Aprendizagem baseada em projetos: Estudo de caso em um curso de Engenharia de Produção. Repositório Unifei, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/679/dissertacao_paula_2017.pdf?sequence=1&isAllowed=y> . Acesso em: 18 out. 2019.
PINTO, D. D. O. Aprendizagem Baseada em Projetos: tudo o que você precisa saber. lyceum, 2018. Disponível em: <https://blog.lyceum.com.br/aprendizagem-baseada-em-projetos/#Quais_sao_os_aspectos_essenciais_daAprendizagem_Baseada_em_Projetos> . Acesso em: 28 set. 2019.
SABOTA, Barbra; PEREIRA, Ariovaldo Lopes. O uso de ferramentas tecnológicas em ambientes de aprendizagem: critérios para avaliação de materiais de ensino em formato digital. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 16, n. 2, p. 44-62, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2292/1698>
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo.2015.Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/2880/1143> . Acesso em: 12 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.