UM ESTUDO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A PESPECTIVA DA TMC BASEADA EM UEPS

Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano

Resumo


Diante do contexto que está o ensino de Ciências e mais especificamente o ensino de Física no Ensino Fundamental (EF), o presente trabalho buscou investigar de que forma o ensino do modelo do átomo de Bohr com estudantes de uma escola pública do Ensino Fundamental pode contribuir para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada foi de elaboração de uma sequência didática sob a perspectiva da TMC (Teoria da Mediação Cognitiva) à luz de UEPS. A coleta de dados aconteceu mediante entrevistas seguindo o método Report Aloud e analisadas conforme uma análise gestual descritiva. Os resultados indicam que a utilização das sequências didáticas juntamente com recursos didáticos distintos trouxeram evidências de aprendizagem significativa do modelo do átomo de Bohr com alunos do EF.

Palavras Chave: Átomo de Bohr. Aprendizagem Significativa. Ensino Fundamental. UEPS. TMC.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219071680-1696

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008