OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS

Shalimar Calegari Zanatta, Beatriz Silva Weberling, Hercilia Alves Pereira de Carvalho

Resumo


Neste trabalho analisamos como os temas, relacionados à Astronomia, são apresentados em 05 livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, utilizados na região de Paranavaí – PR. Nesta análise buscamos verificar se o conhecimento científico, entre os temas abordados, explicita as contextualizações entre si. Isto porque, é esta contextualização, que evidencia a escolha de uma teoria em detrimento de outra, às vezes alicerçada pelo empirismo. Entretanto, nossas análises revelam que os conteúdos apresentados e relacionados à Astronomia são fragmentados, estanques e até mesmo, equivocados. O que impede que o aluno perceba a dinâmica epistemológica das Ciências, dificultando a realização da Aprendizagem Significativa, como definida por Ausubel.

Palavras Chave: Astronomia. Livro Didático. Aprendizagem Significativa.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219081697-1706

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008