A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219111425-1437Resumo
Mediante o emprego da Análise Textual Discursiva efetuamos uma revisão de artigos sobre produção de materiais didáticos para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) apresentados no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Nesta revisão, buscamos identificar as características de ações inclusivas apontadas por Maria Teresa Égler Mantoan. As propostas avaliadas apresentam sugestões de atividades de ensino e adaptações de materiais concretos e experimentos para o atendimento de demandas de alunos com NEE. Os resultados demonstram que grande parte das sugestões apontadas por Mantoan são contempladas nas propostas de materiais didáticos analisados, mostrando a preocupação de professores com a garantia do acesso à educação de qualidade a todos os alunos. O fato que de que sugestões de Mantoan sejam seguidas espontaneamente e de forma coletiva, aponta que um caminho comum está sendo construído pelos interessados no processo de educação inclusiva na Física. Por outro lado, encontramos que as propostas de materiais e atividades para educação inclusiva na Física revela-se ainda muito atrelada a concepções excludentes, uma vez que ainda se opta por atividades diferenciadas, individuais e com caráter de reforço. Espera-se que este estudo auxilie na adequação e promoção de novas produções a partir do paradigma inclusivo que proponham ações didáticas igualitárias respeitem a diferentes formas de aprender.
Palavras Chave: Ensino de Física. Alunos com NEE. Produção de materiais didáticos.
Downloads
Referências
ALDERETE, N.J.A, ZARA, R.A. Revisão
narrativa dos artigos sobre física inclusiva
publicados no XXIII Simpósio Nacional de
Ensino de Física, Revista Pontes, V6, pp.120-
, 2019.
BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional.. Lei de Diretrizes e Bases.
Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9
_ldbn1.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.
FERNANDES, S. S.; MIRANDA, D. V.;
PIMENTEL, A. G. “ ME INCLUI NESSA !?”
UMA ATIVIDADE INCLUSIVA E
INVESTIGATIVA PARA NÃO DEIXAR
NENHUM ALUNO DE FORA . SALVADOR:
XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,
Disponível em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
GALVÃO, C. B.; RUAS, P. A. A. R. USO DE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UM ALUNO
COM. 2019
GLOBO, O. Aumenta inclusão de alunos com
deficiência, mas escolas não têm estrutura
para recebê-los. 2018. Disponível em:
<https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/a
umenta-inclusao-de-alunos-com-deficienciamas-escolas-nao-tem-estrutura-para-recebe-los22348736>. Acesso em: 25 fev. 2020.
JÚNIOR, E. R. DO N.; CASTRO, M. P. P. DE.
ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIDÁTICOS
E ADAPTAÇÕES VISUAL NA DISCIPLINA
DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I NA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE
FLUMINENSE DARCY. Salvador: XXIII
Simpósio Nacional de Ensino de Física,
Disponível em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que
é? Como fazer? 1. ed. São Paulo: [s.n.].
MARINHO, K. et al. SEQUÊNCIA
DIDÁTICA COM O USO DE UM
AUDIOTERMÔMETRO PARA A
INCLUSÃO DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL EM. SALVADOR:
XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,
Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a
compreensão possibilitada pela análise textual
discursiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 9,
n. 2, p. 191–211, 2003.
PEREIRA, R. DE L. et al. O USO DE
SOFTWARE DE SIMULAÇÃO E
APLICATIVOS NA PRODUÇÃO DE
MATERIAL DIDÁTICO PARA
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
AUDITIVA. SALVADOR: XXIII Simpósio
Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível
em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
QUEIROZ, S. T.; BORGES, R. S.; PEREIRA, L.
FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS –
METODOLOGIA PARA O ENSINO DA
MECÂNICA. SALVADOR: XXIII Simpósio
Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível
em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
QUINTANILHA, S.; BARBOSA-LIMA, A.
ENSINANDO ASTRONOMIA PARA UM
ALUNO COM MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA :
UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO E
ENSINO DE. SALVADOR: XXIII Simpósio
Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível
em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
RAMOS, J. C. et al. ESTRATÉGIA
METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA
MATEMÁTICA APLICADA A FÍSICA PARA
DEFICIENTES VISUAIS. SALVADOR: XXIII
Simpósio Nacional de Ensino de Física,
Disponível em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
SANTOS, JOÃO RICARDO VIOLA DOS;
DALTO, J. O. SOBRE ANÁLISE DE
CONTEÚDO, ANÁLISE TEXTUAL
DISCURSIVA E ANÁLISE NARRATIVA:
investigando produções escritas em Matemática.
V Seminário Internacional De Pesquisa Em
Educação Matemática, v. 34, n. 1, p. 125–140,
SILVA, C. A. DA et al. O ENSINO DE FISICA
PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
VISUAL , ESTUDO DE CASO SENSAÇÃO
TÉRMICA. SALVADOR: XXIII Simpósio
Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível
em:
<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro
grama/searchKeyWord.asp>
UNESCO. DECLARAÇÃO DE
SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e
Práticas na Área das Necessidades Educativas
Especiais. 1994. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/sala
manca.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.