A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF

Autores

  • Noelia Janina Alves Alderete
  • Reginaldo A. Zara

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219111425-1437

Resumo

Mediante o emprego da Análise Textual Discursiva efetuamos uma revisão de artigos sobre produção de materiais didáticos para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) apresentados no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Nesta revisão, buscamos identificar as características de ações inclusivas apontadas por Maria Teresa Égler Mantoan. As propostas avaliadas apresentam sugestões de atividades de ensino e adaptações de materiais concretos e experimentos para o atendimento de demandas de alunos com NEE. Os resultados demonstram que grande parte das sugestões apontadas por Mantoan são contempladas nas propostas de materiais didáticos analisados, mostrando a preocupação de professores com a garantia do acesso à educação de qualidade a todos os alunos. O fato que de que sugestões de Mantoan sejam seguidas espontaneamente e de forma coletiva, aponta que um caminho comum está sendo construído pelos interessados no processo de educação inclusiva na Física. Por outro lado, encontramos que as propostas de materiais e atividades para educação inclusiva na Física revela-se ainda muito atrelada a concepções excludentes, uma vez que ainda se opta por atividades diferenciadas, individuais e com caráter de reforço. Espera-se que este estudo auxilie na adequação e promoção de novas produções a partir do paradigma inclusivo que proponham ações didáticas igualitárias respeitem a diferentes formas de aprender.

Palavras Chave: Ensino de Física. Alunos com NEE. Produção de materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDERETE, N.J.A, ZARA, R.A. Revisão

narrativa dos artigos sobre física inclusiva

publicados no XXIII Simpósio Nacional de

Ensino de Física, Revista Pontes, V6, pp.120-

, 2019.

BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional.. Lei de Diretrizes e Bases.

Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9

_ldbn1.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

FERNANDES, S. S.; MIRANDA, D. V.;

PIMENTEL, A. G. “ ME INCLUI NESSA !?”

UMA ATIVIDADE INCLUSIVA E

INVESTIGATIVA PARA NÃO DEIXAR

NENHUM ALUNO DE FORA . SALVADOR:

XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,

Disponível em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

GALVÃO, C. B.; RUAS, P. A. A. R. USO DE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UM ALUNO

COM. 2019

GLOBO, O. Aumenta inclusão de alunos com

deficiência, mas escolas não têm estrutura

para recebê-los. 2018. Disponível em:

<https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/a

umenta-inclusao-de-alunos-com-deficienciamas-escolas-nao-tem-estrutura-para-recebe-los22348736>. Acesso em: 25 fev. 2020.

JÚNIOR, E. R. DO N.; CASTRO, M. P. P. DE.

ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIDÁTICOS

E ADAPTAÇÕES VISUAL NA DISCIPLINA

DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I NA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE

FLUMINENSE DARCY. Salvador: XXIII

Simpósio Nacional de Ensino de Física,

Disponível em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que

é? Como fazer? 1. ed. São Paulo: [s.n.].

MARINHO, K. et al. SEQUÊNCIA

DIDÁTICA COM O USO DE UM

AUDIOTERMÔMETRO PARA A

INCLUSÃO DE ALUNOS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL EM. SALVADOR:

XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,

Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a

compreensão possibilitada pela análise textual

discursiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 9,

n. 2, p. 191–211, 2003.

PEREIRA, R. DE L. et al. O USO DE

SOFTWARE DE SIMULAÇÃO E

APLICATIVOS NA PRODUÇÃO DE

MATERIAL DIDÁTICO PARA

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

AUDITIVA. SALVADOR: XXIII Simpósio

Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível

em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

QUEIROZ, S. T.; BORGES, R. S.; PEREIRA, L.

FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS –

METODOLOGIA PARA O ENSINO DA

MECÂNICA. SALVADOR: XXIII Simpósio

Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível

em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

QUINTANILHA, S.; BARBOSA-LIMA, A.

ENSINANDO ASTRONOMIA PARA UM

ALUNO COM MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA :

UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO E

ENSINO DE. SALVADOR: XXIII Simpósio

Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível

em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

RAMOS, J. C. et al. ESTRATÉGIA

METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA

MATEMÁTICA APLICADA A FÍSICA PARA

DEFICIENTES VISUAIS. SALVADOR: XXIII

Simpósio Nacional de Ensino de Física,

Disponível em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

SANTOS, JOÃO RICARDO VIOLA DOS;

DALTO, J. O. SOBRE ANÁLISE DE

CONTEÚDO, ANÁLISE TEXTUAL

DISCURSIVA E ANÁLISE NARRATIVA:

investigando produções escritas em Matemática.

V Seminário Internacional De Pesquisa Em

Educação Matemática, v. 34, n. 1, p. 125–140,

SILVA, C. A. DA et al. O ENSINO DE FISICA

PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

VISUAL , ESTUDO DE CASO SENSAÇÃO

TÉRMICA. SALVADOR: XXIII Simpósio

Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível

em:

<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro

grama/searchKeyWord.asp>

UNESCO. DECLARAÇÃO DE

SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e

Práticas na Área das Necessidades Educativas

Especiais. 1994. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/sala

manca.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Alderete, N. J. A., & Zara, R. A. (2021). A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF. Revista Valore, 6, 1425–1437. https://doi.org/10.22408/reva6020219111425-1437