“OS LOBOS NUNCA CHORAM”: A ECOLOGIA DE POPULAÇÕES ENTENDIDA A PARTIR DO CINEMA

Paulo Antonio de Oliveira Temoteo, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Junior

Resumo


Este trabalho objetiva analisar uma aula desenvolvida na disciplina Metodologia de Ensino de Ecologia, ofertada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA, a qual visou compreender como metodologias alternativas permitem um ensino de ecologia mais significativo. E, para além disso, entender como a disciplina contribuiu no processo de formação inicial de professores de biologia. O tema da aula foi o de ecologia de populações e a metodologia utilizada teve o filme ‘Os Lobos Nunca Choram’ (1983) como material pedagógico. Ao final da aula os estudantes avaliaram a prática, sendo tais avaliações utilizadas para análise deste trabalho. Foi possível perceber que o filme possibilitou ricos diálogos para a construção dos conceitos de ecologia de populações.

Palavras Chave: Formação de Professores. Ensino de Ecologia. Filme. Metodologias Alternativas


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, S. A. Possibilidades pedagógicas do cinema em

sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, n.º 79, Mensal,

Dez/2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições

, 2011, 229p.

BARROS, M. D. M.; GIRASOLE, M.; ZANELLA, P. G.

O uso do cinema como estratégia pedagógica para o

ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns

professores da região metropolitana de Belo Horizonte.

Revista Práxis (Online), v. 5, p. 97-115, 2013.

BISSOLI, M. F.; MORAES, A. J. A. B.; ROCHA, S. C. B.

A Formação Cultural do Professor: Desafios e

Implicações Pedagógicas. Educação em Perspectiva, v.

, n. 2, 2014.

CARVALHO, E. J. G. Cinema, História e Educação.

Revista Teoria e Prática da Educação, v. 3, n° 5, p. 121-

, 1998.

DUARTE, R. Cinema & Educação. 3ed. Belo Horizonte:

Autêntica, 2009.

DUARTE, R.; GONÇALVES, B. M. A. P. “Relações entre

Cinema e Educação na esfera pública brasileira”. In:

BARBOSA, M. C.; SANTOS, M. A. (org.). Escritos de

Alfabetização Audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

p. 35-46.

FLICK, U. Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um

Guia para Iniciantes. Penso Editora, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2005.

KLAMMER, C. R.; GNOATTO, D. M.; OZÓRIO, E. V.

K.; SOLIERI, M. Cinema e educação: Possibilidades,

limites e contradições. In: Simpósio Nacional De

História Cultural. Florianópolis. 2006.

LOPES, R. C. S. A relação-professor aluno e o processo

ensino aprendizagem. Dia a dia e educação, v. 9, p.

-8, 2017.

MACIEL, E. A. GÜLLICH, R. I. C.; LIMA, D. O. Ensino

de ecologia: concepções e estratégias de ensino. VIDYA,

v. 38, n. 2, p. 21-36, jul./dez., 2018

MARAFON, G. J. O espaço urbano: Abordagem da escola

de Chicago e da escola Marxista. Ciencia Natura, Santa

maria RS, v. 18, p. 149-181, 1996.

MEDEIROS, S. A. L. Imagens Educativas do Cinema:

Possibilidades Cinematográficas da Educação. Tese

(Doutorado em Educação) 2012. Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Juiz

de Fora – MG

MESSIAS, I. M. O.; MESSIAS, J. B.; FERREIRA, A. G.;

SILVA FILHO, J. F.; FLORÊNCIO, M. S. Relato de

experiência: o filme como uma estratégia de

ensino Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p.

-4317, 2019.

MINAYO, M. C. S. (org.) et al., Pesquisa Social. Teoria,

método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016.

NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Construção de estatutos

de ciência para a biologia numa perspectiva históricofilosófica: uma abordagem estruturante para seu

ensino. 2010. 437 p. Tese (Doutorado em Educação para

Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de

Ciências, Bauru, 2010.

OS LOBOS Nunca Choram. Dirigido por: Carroll Ballard.

EUA: Walt Disney Pictures, 1983. 1 disco (105 min),

DVD, son., color.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da

docência e identidade do professor. Revista da

Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.

ROSA, M. M. S.; MONTEIRO, J. A.; NASCIMENTO

JUNIOR, A. F. Políticas para a Saúde Pública e o

Ambiente: o desfecho de uma sequência didática a partir

da Metodologia da Problematização. Revista Científica

ANAP Brasil, v. 12, p. 65-79, 2019.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas:

Autores Associados, 2012. 128p.

VERÍSSIMO E SILVA, L.; G. REIS NETO, J. A.;

SOUZA, I. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. “Sonhos

tropicais”: o uso de cinema como recurso no ensino do

tema doenças infecciosas e parasitárias. Revista Práxis,

Volta Redonda: FOA, Edição especial, 2015, p. 192-198.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219121438-1450

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008