“OS LOBOS NUNCA CHORAM”: A ECOLOGIA DE POPULAÇÕES ENTENDIDA A PARTIR DO CINEMA

Autores

  • Paulo Antonio de Oliveira Temoteo
  • Laise Vieira Gonçalves
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219121438-1450

Resumo

Este trabalho objetiva analisar uma aula desenvolvida na disciplina Metodologia de Ensino de Ecologia, ofertada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA, a qual visou compreender como metodologias alternativas permitem um ensino de ecologia mais significativo. E, para além disso, entender como a disciplina contribuiu no processo de formação inicial de professores de biologia. O tema da aula foi o de ecologia de populações e a metodologia utilizada teve o filme ‘Os Lobos Nunca Choram’ (1983) como material pedagógico. Ao final da aula os estudantes avaliaram a prática, sendo tais avaliações utilizadas para análise deste trabalho. Foi possível perceber que o filme possibilitou ricos diálogos para a construção dos conceitos de ecologia de populações.

Palavras Chave: Formação de Professores. Ensino de Ecologia. Filme. Metodologias Alternativas

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Temoteo, P. A. de O., Gonçalves, L. V., & Nascimento Junior, A. F. (2021). “OS LOBOS NUNCA CHORAM”: A ECOLOGIA DE POPULAÇÕES ENTENDIDA A PARTIR DO CINEMA. Revista Valore, 6, 1438–1450. https://doi.org/10.22408/reva6020219121438-1450