“OS LOBOS NUNCA CHORAM”: A ECOLOGIA DE POPULAÇÕES ENTENDIDA A PARTIR DO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219121438-1450Resumo
Este trabalho objetiva analisar uma aula desenvolvida na disciplina Metodologia de Ensino de Ecologia, ofertada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA, a qual visou compreender como metodologias alternativas permitem um ensino de ecologia mais significativo. E, para além disso, entender como a disciplina contribuiu no processo de formação inicial de professores de biologia. O tema da aula foi o de ecologia de populações e a metodologia utilizada teve o filme ‘Os Lobos Nunca Choram’ (1983) como material pedagógico. Ao final da aula os estudantes avaliaram a prática, sendo tais avaliações utilizadas para análise deste trabalho. Foi possível perceber que o filme possibilitou ricos diálogos para a construção dos conceitos de ecologia de populações.
Palavras Chave: Formação de Professores. Ensino de Ecologia. Filme. Metodologias Alternativas
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