ANÍSIO TEIXEIRA E A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, AUTORIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CONTRA O AUTORITARISMO

Raquel Lopes Pereira Pinheiro

Resumo


O presente artigo busca trazer uma reflexão sobre o tema da autoridade e sua relação com o espaço público na educação moderna brasileira, a partir da atuação de Anísio Teixeira na reforma educacional realizada no Distrito Federal na década de 1930, com o objetivo de contribuir para um olhar crítico e reflexivo a respeito da educação brasileira atual. A escolha do tema ocorreu pelo reconhecimento da importância de refletirmos a respeito da ausência de autoridade legítima no meio educacional, a qual, a nosso ver, tem gerado graves consequências à educação, uma vez que, não havendo autoridade as relações no meio escolar, inevitavelmente, irão se constituir de forma autoritária, numa organização hierarquizada. Além disso, muitas vezes, a ausência de autoridade gera a burocratização da escola, na qual o governo se torna de ninguém e de todos, ao mesmo tempo, fazendo com que a escola perca sua função de espaço público e se volte para atender interesses pessoais e privatistas, ao invés de se voltar para o bem comum.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202091781-94

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008