MICHAEL FARADAY E OS “ELÉTRONS LIVRES”: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O SEU ESTADO ELETROTÔNICO DA MATÉRIA

Renan André Peres, Ana Maria Garcia Trzeciak, Luciano Carvalhais Gomes

Resumo


Neste artigo, apresentaremos algumas reflexões provenientes de nossa investigação que teve como principal objetivo responder os seguintes questionamentos: Como que a natureza física do fenômeno da condutividade elétrica passou a ser interpretada por Michael Faraday após seu sucesso na Indução de Corrente Elétrica, ocorrido em 1831, mediante a sua teoria do estado eletrotônico da matéria? Em quais aspectos suas ideias se assemelham com a atual teoria da condutividade elétrica? Diante disso, a nossa pesquisa envolveu uma análise histórica sobre a ideia do estado eletrotônico de Faraday, além de sua proximidade com a teoria dos elétrons livres.

Palavras-chave: Michael Faraday, Condutividade Elétrica, Estado Eletrotônico, Elétrons Livres.


Texto completo:

PDF

Referências


BROCKINGTON, G. A Realidade escondida: a

dualidade onda-partícula para estudantes do Ensino

Médio. 2005. 268f. Dissertação (Mestrado em Ensino de

Ciências) – Instituto de Física, Instituto de Química e

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São

Paulo, 2005.

DIAS, V. S. Michael Faraday: subsídios para

metodologia de trabalho experimental. 2004. 157f.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto

de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

FARADAY, M. Historical Sketch of Electro-magnetism.

The Annals of Philosophy, London, v. 2, n. 3, p. 195-

, 1821.

FARADAY, M. Electro-magnetic Current. The

Quarterly Journal of Science, Literature, and the

Arts, London, v. 19, n. 38, p. 338, 1825.

FARADAY, M. Experimental researches in electricity (1°

series). Philosophical Transactions Royal Society

London, London, v. 122, p. 125-162, 1832.

FARADAY, M. Experimental researches in electricity (5°

series). Philosophical Transactions Royal Society

London, London, v. 123, p. 675-710, 1833.

FARADAY, M. On the Physical Character of the Lines of

Magnetic Force. Philosophical Magazine and Journal of

Science, London, v. 3, n. 20, p. 402-428, 1852.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos

metodológicos na construção do conhecimento científico:

a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v.

, n. spe, p. 37-45, 2007.

MARTINS, R. A. A história das ciências e seus usos na

educação. In: SILVA, Cibelle Celestino. (Org.). Estudos

de história e filosofia das ciências: Subsídios para

aplicação no Ensino. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria de

Física, 2006. p. 21-34.

MARTINS, R. A. Ørsted e a descoberta do

eletromagnetismo. Cadernos de História e Filosofia da

Ciência, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 89-114, 1986.

MARTINS, T. Faraday’s discovery of electro-magnetic

induction. London: Edward Arnold & CO, 1949. 160p.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de

ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno

Catarinense do Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n.

, p. 164-214, 1995.

ØRSTED, C. H. Thermo-electricity. The Edinburgh

Encyclopedia, Edinburgh, v. 28, p. 573-89, 1830.

ROSA, P. S. Louis de Broglie e as ondas de matéria.

200f. Dissertação (Mestrado em Física) – Instituto

de Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa

bibliográfica. 9° ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 1981.

p.

SNELDERS, H. A. M. Oersted’s discovery of

electromagnetism. In: CUNNINGHAM, A.; JARDINE,

N. Romanticism and the Sciences. Cambridge:

Cambridge University Press, 1990. p. 228-239.

THOMPSON, S. P. Michael Faraday: His life and

work. New York: The Macmillan Company, 1898. 308p.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para Cientistas e

Engenheiros. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, v. 3, 2009.

p.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219231531-1544

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008