O AUDIOVISUAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISES DO REENDEREÇAMENTO EM UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219341839-1852Resumo
Uma das funções dos centros e museus de ciências é a ampliação do conhecimento sobre determinado assunto. Para o entendimento do conteúdo, devem ser feitas adaptações (reendereçamento), e para isto, muitos espaços utilizam conteúdos audiovisuais, sendo pouco explorados nas pesquisas acadêmicas. Investigamos as diferentes didáticas utilizadas pelo mediador ao reendereçar o conteúdo em um museu de ciências itinerante. Observamos 07 sessões de 2 mediadores (191 espectadores), analisando as suas atuações. As abordagens são importantes para manter o público interessado, influenciando na interação e fazendo com que formulem conceitos importantes para o entendimento do conteúdo. Estes espaços são essenciais para a formação e crescimento do profissional, influenciando as suas práticas docentes.
Palavras Chave: Audiovisual; Reendereçamento; Mediação; Educação Museal;
Downloads
Referências
ANTUNES, L.; OLIVEIRA, A. D. Análise da transposição museográfica do painel “os micróbios se reproduzem” do museu de Microbiologia – Um estudo através de mapas conceituais. VI ENEBIO e VIII EREBIO Reg. 03. Revista da SBEnBio – Nº 09. 2016.
BARROS, H. G. de P. L. de. Quatro Cantos de Origem. In Perspicillum. Museu de Astronomia e Ciências Afins. Vol. 6, N° 1, novembro, 1992.
CALDAS, G. Mídias e Políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, C. M; BROTAS, A. M. P; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, p 19-36. 242p. 2011.
CASCAIS, M. G. A; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Rev Ciência em Tela. Vol.07, 2014.
CGEE; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Percepção pública da ciência e tecnologia 2015 - Ciência e tecnologia no olhar dos brasileiros. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2015.
CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências. Relações entre os museus de ciências e as escolas. Aprendizagem não formal/formal das ciências: Relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, 3 (1), p. 51-59, 1993.
ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7-76, 2001.
FERREIRA, J. R; SOARES, M; OLIVEIRA, M. Ciência Móvel: Um museu de ciências itinerante. X Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe y IV Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad” San José, Costa Rica, 9 al 11 de mayo, 2007.
LORDÊLO, F. S; PORTO, C. M; Divulgação científica e cultura científica Conceito e aplicabilidade. Rev. Ciência em Extensão. v.8, n.1, p. 18, 2012.
MARANDINO, M. ; SILVEIRA, R. V. M. ; CHELINI, M. J. E. ; FERNANDES, A. B. ; GARCIA, V. A. R. ; MARTINS, L. C. ; LOURENÇO, M. F. ; FERNANDES, J. A. ; FLORENTINO, H. A. . A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz?. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, Bauru-SP. 2004.
MARANDINO, M; BIZERRA, A. F; NAVAS, A. M; FARES, D. C; STANDERSKI, L; MONACO, L. M; MARTINS, L. C; SOUZA, M. P. C; GARCIA, V. A. R. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Não-formal e Divulgação em Ciência/FEUSP. 2008.
MORA, M. C. S; Diversos enfoques sobre as visitas guiadas nos museus de ciência In: MASSARANI, L. (Org). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p. 22-27, 2007.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
PEREIRA, W. A; REZENDE FILHO, L. A. C. Análise do conteúdo Audiovisual de um espaço não formal de ensino: Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos. Anais do VII EREBIO Reg. 02. p. 1678-1689, 2017.
PEREIRA, W. A; REZENDE FILHO, L. A. C. Uma pesquisa sobre o uso de materiais audiovisuais em espaços não formais de ensino. V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói-RJ, 2018.
PINTO, S. P. A construção do discurso da mediação humana em atividades itinerantes de divulgação da ciência. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ. Rio de Janeiro, 2014.
PINTO, S. P; DAHMOUCHE, M. S; SANTANNA, C. A mediação e os mediadores do Museu Ciência e Vida.. In: I Seminário de Mediação do Museu de Ideias, Rio de Janeiro, 2013.
PINTO, S; GOUVÊA, G. Mediação: Significações, usos e contextos. Rev. Ensaio. V.16 n.02 p. 53-70. 2014
REZENDE, L. A. C; BASTOS, W. G; PASTOR-JUNIOR, A. A; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B. Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde. Alexandria. v.8 n2, p. 143-161, 2015
RODARI, P; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de ciência: Status, papéis e capacitação. Uma visão geral europeia. In: Diálogos & Ciência: Mediação em museus e centros de ciência. Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p. 08-21. 2007.
VASCONCELOS, F. C. G. C; LEÃO, M. A utilização de vídeos didáticos na introdução de conceitos científicos em um museu de Ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009.
WOLINSKI, A. E; AIRES, J; GIOPPO, C; GUIMARÃES, O. Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia. Química nova na escola. v. 33, n. 3. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.