MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM

Autores

  • Wynston Anunciado Olimpo Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Ana Caroline Frigéri Barboza Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Suélen Rita Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Lucieli M. Trivizoli Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219351853-1871

Resumo

O presente relato caracteriza uma experiência relacionada à implementação de um minicurso sobre métodos multiplicativos históricos no âmbito do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, no ano de 2019, na cidade de Londrina-PR. Tal evento é relevante para a área da Educação Matemática no Paraná por congregar pesquisadores de todo o Estado. Assim, pautando-se na abordagem qualitativa, em tarefas exploratório-investigativas, na observação participante e na análise temática dos registros dos participantes, verifica-se que a proposta pode ser uma possibilidade para a utilização da História da Matemática no âmbito escolar, uma vez que articula Matemática e História por meio de métodos multiplicativos que não são utilizados convencionalmente na prática educativa.

Palavras Chave: História na Educação Matemática. Métodos multiplicativos. Tarefas exploratório-investigativas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa, v. 2, 2002.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem, 2017.

D’AMBROSIO, B. S.; D’AMBROSIO, U. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em Educação, v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2005.

LANZARIN, Z. B. Ossos de Napier e Réguas de Genaille-Lucas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, v. 2, n. 1, p. 75-88, 2013.

MACHADO, S. R. A.; BARBOZA, A. C. F.; OLIMPIO, W. A.; VILAS BOAS, A.; TRIVIZOLI, L. M. O uso da História da Matemática por meio de métodos multiplicativos: Egípcio, Gelosia, Rabdologia e Grego. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019.Londrina, PR. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Disponível em:http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/schedConf/presentations. Acesso em: 10 fev. 2020.

MERZBACH, U. C; BOYER, C. B. A History of Mathematics. 3. ed. Hoboken: Jonh Wiley & Sons, Inc, 2011. 690 p. Disponível em: <https://atiekubaidillah.files.wordpress.com/2013/03/a-history-of-mathematics-3rded.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na educação matemática:propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Pricípios, direitos e observação. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2020.

ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

STURION, E. C.; MACHADO, S. R. A. M. A investigação matemática como metodologia de ensino: análise da atividade poliedros. In: BELINE, W. et al. (org.). Formação inicial de professores de matemática na educação básica: um trabalho em imersão via tarefas investigativas e a resolução de problemas. União da Vitória: Gráfica e Editora Kaygangue LTDA, 2014.

SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.

TRIVIZOLI, L. M. Um Panorama para a Investigação em História da Matemática: Surgimento, Institucionalização, Pesquisas e Métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 8, 2016.

XV EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática. Histórico do evento. Disponível em:<http://sbemparana.com.br/xveprem/oevento.php >. Acesso em: 23 jan. 2020.

ZONZINI, C. S. F. Método Gelosia: Facilitando a multiplicação. 2015. 33 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (6º Ao 9º Ano), Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Olimpo, W. A., Barboza, A. C. F., Machado, S. R. A., & Trivizoli, L. M. (2021). MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM. Revista Valore, 6, 1853–1871. https://doi.org/10.22408/reva6020219351853-1871