MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219351853-1871Resumo
O presente relato caracteriza uma experiência relacionada à implementação de um minicurso sobre métodos multiplicativos históricos no âmbito do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, no ano de 2019, na cidade de Londrina-PR. Tal evento é relevante para a área da Educação Matemática no Paraná por congregar pesquisadores de todo o Estado. Assim, pautando-se na abordagem qualitativa, em tarefas exploratório-investigativas, na observação participante e na análise temática dos registros dos participantes, verifica-se que a proposta pode ser uma possibilidade para a utilização da História da Matemática no âmbito escolar, uma vez que articula Matemática e História por meio de métodos multiplicativos que não são utilizados convencionalmente na prática educativa.
Palavras Chave: História na Educação Matemática. Métodos multiplicativos. Tarefas exploratório-investigativas
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