ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS CAMPANHAS DE SAÚDE COM RELAÇÃO AO SEU PLANEJAMENTO E GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022938e-7037Resumo
As campanhas de saúde servem para promover e estimular as mudanças e hábitos das pessoas, bem como para conscientizar sobre as doenças e métodos de prevenção. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as produções científicas relacionadas à gestão e planejamento das campanhas de saúde, por meio da sua evolução anual, principais instituições que realizaram pesquisas, além dos principais programas de pós-graduação que abordam este tema. A metodologia deste estudo é caracterizada como exploratória, de caráter quantitativo. Foram realizadas algumas etapas para a coleta dos dados, os quais foram coletados por meio de consulta eletrônica na unidade de análise na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apresentaram um total de 516 documentos, sendo 399 dissertações e 117 teses. O ano de 2017 apresentou a maior quantidade de documentos, 122, e a Universidade de São Paulo foi a instituição que apresentou mais documentos sobre o tema, 62. O Programa de Pós-Graduação que se destacou foi o de Saúde Pública, com 19 documentos. Dessa forma, conclui-se que a bibliometria é um método que auxilia na identificação e analises de produções científicas bem como o a gestão e planejamento são fatores necessário para a melhoria da saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.