ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS CAMPANHAS DE SAÚDE COM RELAÇÃO AO SEU PLANEJAMENTO E GESTÃO

Autores

  • Cleide Mara Barbosa da Cruz Universidade Federal de Sergipe
  • Anderson Rosa da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Mário Jorge Campos dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Jonas Pedro Fabris Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022938e-7037

Resumo

As campanhas de saúde servem para promover e estimular as mudanças e hábitos das pessoas, bem como para conscientizar sobre as doenças e métodos de prevenção. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as produções científicas relacionadas à gestão e planejamento das campanhas de saúde, por meio da sua evolução anual, principais instituições que realizaram pesquisas, além dos principais programas de pós-graduação que abordam este tema. A metodologia deste estudo é caracterizada como exploratória, de caráter quantitativo. Foram realizadas algumas etapas para a coleta dos dados, os quais foram coletados por meio de consulta eletrônica na unidade de análise na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apresentaram um total de 516 documentos, sendo 399 dissertações e 117 teses. O ano de 2017 apresentou a maior quantidade de documentos, 122, e a Universidade de São Paulo foi a instituição que apresentou mais documentos sobre o tema, 62. O Programa de Pós-Graduação que se destacou foi o de Saúde Pública, com 19 documentos. Dessa forma, conclui-se que a bibliometria é um método que auxilia na identificação e analises de produções científicas bem como o a gestão e planejamento são fatores necessário para a melhoria da saúde pública.

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Publicado

2022-09-16

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)