ABORDAGEM DE TEMAS CONTEMPOR NEOS: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE COMPREENSÕES DE LICENCIADOS EM FÍSICA

Gislena Maria Duarte Rosa, Karine Raquiel Halmenschlager

Resumo


Resumo 

O objetivo deste estudo é discutir a inserção de temáticas contemporâneas no ensino de física. Metodologicamente, a pesquisa configura uma abordagem qualitativa e foram utilizados como instrumentos, inicialmente e de caráter prévio, um questionário e, em seguida, uma entrevista semiestruturada com licenciados em física. A apresentação dos resultados está organizada a partir dos seguintes aspectos: (i) temas abordados; (ii) compreensão de tema contemporâneo; e (iii) inserção de temas contemporâneos em sala de aula. Destacamos que os temas mencionados pelos participantes são, em sua maioria, de natureza contextual e inseridos de modo pontual nos programas escolares.      

Palavras Chave: Ensino de Física. Abordagem de Temas. Compreensões de Licenciados.         


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. BNCC Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

____. OCEM. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, 2006.

____. PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002.

____. PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Física. Brasília, 2002.

CONTEMPOR NEO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2020.

COSTA, I. F.; PEREIRA, B. B. Uma Proposta de Abordagem Temática para o Ensino de Física: a produção de resíduos em aterros sanitários e a intensificação do Efeito Estufa. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XII EPEF). Anais… Campos do Jordão, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

____. Ensino de Ciências Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, SP: Paz e terra, 2005.

HALMENSCHLAGER, K. R.; DELIZOICOV, D. Abordagem Temática no Ensino de Ciências: Caracterização de Propostas Destinadas ao Ensino Médio. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 305-330, nov., 2017.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em ciências. Espaços da Escola, Ijuí: Ed. Unijuí, v. 1, n. 41, p. 45-60, 2001.

MENDES, L. G.; NOSSA, I. M.; LONDERO, L. As Pesquisas sobre o Ensino da Física das Radiações Ionizantes: Um Estudo Baseado em Atas de Congressos Científicos. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XVII EPEF). Anais... Campos do Jordão, 2018.

MOREIRA, M. A. Uma Análise Crítica do Ensino de Física. Est. Av. v.32, n. 94. São Paulo, 2018.

MUCHENSKI, J. C.; KLIPAN, C. G.; KOPS, C. R. R.; MIQUELIN, A. F. Construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade em Torno da Tela de Joseph Wright: “Experimento com um Pássaro numa Bomba de Ar”. In: Simpósio de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5, 2016.

PEREIRA, B.B.; CAMPOS, F.C.C.; SILVA, L.F. Projetos Temáticos e Ensino de Física: um estudo a partir de um trabalho realizado na educação básica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais... Florianópolis, 2017.

SANTOS, W.L.P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de Temas CTS em uma Perspectiva Crítica. Ciência & Ensino. v. 1, número especial, nov., 2007.

SILVA, D. R.; SALES, C.; PEREIRA, B. B. Uma Proposta de Abordagem Temática Envolvendo Relatividade e GPS: Aspectos da Natureza da Ciência e Relação Ciência e Tecnologia. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XVII EPEF), 17. Anais... Campos do Jordão, 2018.

STRIEDER, R. B.; CARAMELLO, G. W.; GEHLEN, S. T. Abordagem de Temas no Ensino Médio: compreensões de professores de Física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 153-169, 2012.

WATANABE-CARAMELLO, G.; STRIEDER, R. B.; GEHLEN, S. T. Desafios e possibilidades para a abordagem de temas ambientais em aulas de física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 205-222, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021939769-781

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008