REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO

Autores

  • Hederson Aparecido de Almeida Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru-SP – Brasil
  • Renato Eugênio da Silva Diniz Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru-SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021942822-834

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as reflexões de professoras de Ciências em um curso de formação continuada colaborativa sobre a temática das analogias. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa e teve como participantes cinco professoras. O curso foi gravado em áudio e a Análise Textual Discursiva usada como referencial analítico. As professoras possuem diferentes compreensões acerca do significado de uma analogia, utilizando-nas espontaneamente para aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos alunos. O curso foi importante para as participantes refletirem sobre a própria prática e trocar experiências com os pares. A formação continuada para o trabalho com analogias é potencialmente significativa quando norteada por princípios de reflexão e colaboração.

Palavras-Chave: Ensino com analogias. Formação de professores. Prática reflexiva e colaborativa. Ensino de Ciências.  


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 9-39.

ALMEIDA, H. A. As concepções sobre analogias no discurso de licenciandos em Ciências Biológicas, Góndola, Enseñ Aprend Cienc., v. 15, n. 1, p. 102-117. jan./jun. 2020.

ALMEIDA, H. A.; LORENCINI-JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018.

BOZELLI, F. C. Analogias e metáforas no ensino de Física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N (Org). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos, EdUFSCar, 1996, p. 139-152.

CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DAGHER, Z. Does the use of analogies contribute to conceptual change? Science Education, v. 78, n. 6, p. 601-614, 1994.

DUIT, R. On the role of Analogies and Metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991.

FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

FRANCISCO-JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.

GLYNN, S. M. et al. Teaching science with analogies: a resource for teachers and textbook authors. Washington: National Reading Research Center. 1994.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das ciências da educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. -2. ed. - Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 123-147, 2015.

MOZZER, N. B.; JUSTI, R. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018.

OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de Ciencias sobre el uso de analogías. Rev. Eureka Enseñanza Divulgación Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15- 28, 2008.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, maio-ago, p. 535-554, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Almeida, H. A. de, & Diniz, R. E. da S. (2021). REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO. Revista Valore, 6, 822–834. https://doi.org/10.22408/reva602021942822-834