REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021942822-834Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as reflexões de professoras de Ciências em um curso de formação continuada colaborativa sobre a temática das analogias. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa e teve como participantes cinco professoras. O curso foi gravado em áudio e a Análise Textual Discursiva usada como referencial analítico. As professoras possuem diferentes compreensões acerca do significado de uma analogia, utilizando-nas espontaneamente para aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos alunos. O curso foi importante para as participantes refletirem sobre a própria prática e trocar experiências com os pares. A formação continuada para o trabalho com analogias é potencialmente significativa quando norteada por princípios de reflexão e colaboração.
Palavras-Chave: Ensino com analogias. Formação de professores. Prática reflexiva e colaborativa. Ensino de Ciências.
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