O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Janaína Ciboto Mulati Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Caroline Oenning de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Maria Júlia Corazza Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • André Luís de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021946873-887

Resumo

Tendo em vista a crescente presença das tecnologias e dos jogos no cotidiano de crianças e adolescentes e a necessidade deste contexto adentrar o ambiente escolar, este trabalho objetivou evidenciar as percepções e habilidades de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental na abordagem dos conhecimentos científicos sobre o Sistema Solar na construção de uma edificação no ambiente virtual Minecraft Education Edition. Para tanto, atrelamos a teoria de sala de aula com a prática na plataforma digital e coletamos e analisamos os dados por meio de observações da prática e por questionário via Microsoft Forms. Os resultados se demonstraram favoráveis quanto às percepções e habilidades dos sujeitos no que concerne ao uso da plataforma no âmbito do Ensino de Ciências.

Palavras Chave: Minecraft Education Edition. Ensino de Ciências. Astronomia.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Mulati, J. C., Oliveira, C. O. de, Corazza, M. J., & Oliveira, A. L. de. (2021). O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 6, 873–887. https://doi.org/10.22408/reva602021946873-887